quinta-feira, setembro 16, 2021

Inscrições para SISU 2021 começam na próxima semana

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um dos principais programas educacionais em todo o país. O mesmo é responsável por ajudar estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino superior. Mas, claro, desde que a mesma seja pública, independentemente de ser estadual ou federal.

Isso porque, o SISU utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base para dar bolsas de estudo aos participantes. E nesta semana, o Ministério da Educação (MEC), entidade que organiza o programa, divulgou que estão abertas as inscrições para o segundo semestre do SISU 2021. Isso sem falar nos requisitos para participar.

Cronograma do SISU 2021

Segundo comunicado oficial do MEC, o cronograma do SISU 2021 já está disponibilizado para o público. Confira abaixo as datas:

sisu 2021
Inscrições para SISU 2021 começam na próxima semana

  1. Primeiramente, as inscrições estão previstas para acontecer de 3 a 6 de agosto
  2. Posteriormente, a atualização da nota de corte deverá ser feita de 4 a 6 de agosto
  3. Disso, o resultado virá em 10 de agosto, com as matrículas indo de 11 a 16 do mesmo mês
  4. A manifestação da lista de espera acontecerá de 10 a 16 de agosto
  5. O resultado da lista de espera acontecerá apenas em 18 de agosto. E a convocação da lista de espera somente no dia seguinte a este

Mais vagas para o SISU 2021

Em 2020, o Ministério da Educação divulgou que ofereceu mais de 51.924 vagas por todo o país. E para esta edição do SISU 2021, ao todo, deveremos ter mais de 60.533 vagas. Entretanto, não são todos os estados que poderão participar.

Até porque, de acordo com o comunicado do MEC, as regiões de Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe não serão participantes. O local que mais oferecerá vagas é o estado do Rio de Janeiro, com aproximadamente 13.123.

SISU 2021 utiliza notas do ENEM

Conforme mencionamos anteriormente, o SISU 2021 utiliza as notas do ENEM, para aqueles que queiram participar. Disso, é necessário que cada candidato tenha uma nota mínima de 450 pontos no teste. Isso sem falar em não poder zerar na redação. Lembrando que podem ser utilizadas as notas de todos aqueles que participaram do exame desde 2010, apenas.

Para períodos inferiores a esse, será necessário que você preste um novo teste, nesta edição de 2021. Entretanto, nesta situação, só poderá fazer seu cadastro para 2022. Até porque, o ENEM só deverá ser realizado nas últimas duas semanas de novembro.

Mais programas educacionais

O SISU 2021 não é o único programa educacional que é administrado pelo Ministério da Educação (MEC). Na verdade, há também o PROUNI e o FIES. O primeiro destes também tem um modo de agir bastante semelhante com o do SISU. Pois distribui bolsas de estudo para os interessados, com base na nota do ENEM de cada um.

Porém, este projeto é destinado exclusivamente para escolas particulares. Ou seja, aquelas que cobram mensalidade e matrícula. Já o FIES, é um programa de financiamento estudantil, voltado também para universidades privadas. Aqui poderá efetuar o financiamento integral ou parcial de seu curso, e só começar a pagá-lo após a conclusão do mesmo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui