quarta-feira, abril 7, 2021

Inscrições SISU 2021 tem prazo limite para até esta sexta-feira (9)

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa educacional do Brasil. O mesmo foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio deste, diversos estudantes do Brasil podem ingressar em instituições de ensino superior. Mas, todas precisam ser, exclusivamente públicas, independentemente de serem federais ou estaduais.

Nesta sexta-feira (9 de abril), está instituída a data limite para inscrições SISU 2021. Dito isso, estaremos separando neste artigo algumas informações a respeito do assunto. Desde como o programa funciona, a como pode se registrar. E claro, falando também sobre como poderá efetuar sua consulta do mesmo.

inscrições sisu 2021

Como funciona o SISU 2021

Antes de fazer suas inscrições SISU 2021, aconselhamos que saiba primeiro sobre como funciona o projeto. O mesmo é bastante simples. Por meio dele, poderá concorrer a uma bolsa de estudos em uma faculdade pública no Brasil. E disso, utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como corte. As melhores notas obviamente serão priorizadas entre as escolas e seus respectivos cursos.

Enquanto as menores, já podem ser descartadas, ou até mesmo colocadas na lista de espera. Isso claro, se tiverem mais concorrentes do que propriamente vagas disponíveis nas salas de aula. Ai conforme um for desistindo, o primeiro da fila se tornará elegível.

Inscrições SISU 2021: como fazer

Agora caso você tenha interesse em fazer suas inscrições SISU 2021, o procedimento é super fácil. Na verdade, tudo pode ser feito digitalmente, por meio da internet. Ou seja, poderá efetuar seu cadastro seja por seu aparelho celular, ou até mesmo por um computador. Abaixo, separamos todo o passo a passo com as instruções, para te auxiliar:

  1. Primeiramente, entre no site oficial do programa, no https://sisu.mec.gov.br/
  2. Posteriormente, com isso já feito, localize o botão de fazer inscrição e clique no mesmo
  3. Agora, será necessário que logue na plataforma do gov.br com seu usuário e senha. Caso ainda não tenha cadastro, poderá se registrar na hora, utilizando seu CPF
  4. Também precisará confirmar um endereço de e-mail e telefone celular, para seguir suas inscrições SISU 2021
  5. Logado na plataforma, na tela de minha instrução, precisará escolher dois cursos diferentes. Clique em fazer inscrição da primeira opção, para escolher seu principal. E depois, escolha seu secundário, clicando em inscrição da segunda opção. Também deve escolher as instituições de ensino que tem interesse. Feito isso, envie tudo para a plataforma, para se cadastrar no programa e concorrer a uma vaga

Como consultar inscrições SISU 2021

Se você deseja consultar suas inscrições SISU 2021, é simples. Basta retornar ao site oficial do SISU, no qual você se registrou para participar do programa. Disso, faça o login na plataforma com seus dados cadastrados. Disso, aparecerá na página inicial sua situação, conforme cursos e universidades que listou. Caso tenha tido o pedido rejeitado, ainda poderá fazer uma contestação.

Lembre-se de, neste caso, elaborar um bom texto justificativo. Pois o Ministério da Educação é bastante severo nestas revisões. Caso tenha sido aprovado, basta seguir para sua faculdade e entregar todos os documentos que são requeridos, para que possa efetuar de fato sua matrícula por lá.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui