terça-feira, maio 17, 2022

Inscritos no ENEM podem conferir cartão de confirmação para reaplicação

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas que são aplicadas no Brasil, anualmente. A mesma tem como principal objetivo ajudar os estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em uma instituição de ensino superior. Seja essa particular ou até mesmo pública, por meio de alguns programas educacionais que utilizam a nota do mesmo.

Disso, vale a pena dizer que a prova original da última edição foi realizada ainda em novembro de 2021. Entretanto, para aqueles que perderam a mesma, a edição de reaplicação está muito próxima de acontecer. Nesse artigo, falaremos mais a respeito.

Inscritos no ENEM podem conferir cartão de confirmação para reaplicação

Quem pode participar da reaplicação do ENEM?

Com relação a quem pode participar da reaplicação do ENEM 2021, isso já foi esclarecido pelo Ministério da Educação. Como por exemplo, os isentos que não participaram da edição de 2020, e que tiveram uma oportunidade de participarem na edição do próximo ano. Disso, aqueles que também perderam o teste por estarem com sintomas de doenças infectocontagiosas podem participar. Problemas logísticos no dia de aplicação da prova original, também foram programadas. Aqueles que foram inscritos no exame para pessoas privadas de liberdade podem se inscrever no mesmo. Portanto, não perca a oportunidade.

Disso, aqueles que já se inscreveram na reaplicação do ENEM podem buscar as suas principais informações no exame por meio do cartão de confirmação. Nesse, é possível verificar o número de inscrição e a opção de língua estrangeira selecionada para o teste – como o inglês ou o espanhol. Além disso, o tratamento por nome social e o atendimento especializado também estão como serviços solicitados e aprovados para o mesmo. Disso, é recomendado que os participantes comparecem com mais de uma hora de antecedência aos locais. E também, que levem alimentos leves e canetas de cor preta e azul, para o preenchimento das respostas.

Programas educacionais que usam o ENEM

Conforme mencionamos anteriormente, nos parágrafos acima, existem alguns programas educacionais que utilizam as notas do ENEM como base de corte para as universidades que adotam as mesmas. Disso, atualmente, são três. O primeiro deles é o SISU, que oferece bolsas de estudo para os melhores resultados do teste. Só que nesse, apenas poderão participar aqueles que desejam ingressar em faculdades públicas. Independentemente de elas serem estaduais ou até mesmo federais. O segundo é o PROUNI, que tem exatamente o mesmo propósito que o primeiro: o de oferecer bolsas gratuitas. Entretanto para esse programa, é necessário que queira participar apenas de instituições particulares.

E por fim, temos também o FIES. Esse último é um pouco mais diferente, até porque, ele não oferece bolsas. O mesmo nada mais é do que um projeto que oferece financiamentos estudantis. Ele paga o valor integral ou até mesmo parcial dos cursos, para pessoas menos favorecidas. Isso faz com que elas possam ter uma educação de ensino superior. Entretanto, após a conclusão do mesmo, ou até mesmo se tiver trancado o curso, o participante deverá começar a pagar as parcelas de maneira imediata. A nota mínima do ENEM a ser aceita aqui é de 450 pontos. Sem falar que não pode zerar na redação.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile