O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS 2021) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por recolher as contribuições à previdência social, e também, de efetuar o pagamento de diversos benefícios para os contribuintes. Como por exemplo, aposentadorias especiais, por idade, ou até mesmo pensões.
Em relação ao Covid-19 e a vacinação contra o vírus, houve uma alteração no cronograma. Muito em breve, beneficiários da entidade poderão se beneficiar da vacina. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto. Englobando o que foi divulgado pelo Governo e pelo ministério da saúde.
Vacina do Covid-19 para beneficiários do INSS 2021
Hoje, o plano atual do ministério da saúde na Campanha Nacional de Vacinação contra o Covid é de vacinar todos os idosos do país, a partir dos 60 anos. Pois bem. Disso, o governo divulgou uma lista com um novo grupo prioritário, que deverá ser seguida após o termino da vacinação dos idosos.
Esta incluirá cidadãos dos 55 aos 59 anos, que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS 2021). Como por exemplo, quem recebe o BPC, o Benefício de Prestação Continuada. E só a partir disso, quando a fase estiver encerrada, que as demais pessoas deverão começar a ser vacinadas pela entidade de saúde do Brasil.
Plano de vacinação do Covid-19 meio ao INSS
Para os que não sabem, o plano de vacinação do Governo Federal meio a população e ao INSS 2021 é bastante simples. Como por exemplo:
- Primeiramente, privilegiar idosos acima de 60 anos
- Posteriormente a isso, serão focadas pessoas com síndrome de down, de qualquer idade. E então, quem tem doenças renais crônicas. Gestantes e puérperas com comorbidades também serão inclusas
- Pessoas com comorbidades que tenham de 55 a 56 anos. Pessoas que possuam alguma deficiência e que também estejam cadastradas no BPC
A ideia do governo e principalmente do ministério da saúde é, priorizar, a primeiro momento, todos aqueles que são de grupo de risco. Pois, desta maneira, estarão evitando a morte de muitos brasileiros. Beneficiários do INSS também, por terem contribuído tanto tempo para a previdência social. E somente depois de todos estes terem sido vacinados é que as demais idades já deverão começar a ser chamadas. A projeção é que esta fase dure durante todo o ano, só terminando na reta final de 2021. Isso claro, para as duas doses da vacina.
Beneficiários do INSS 2021 não serão cobrados
Se você é um beneficiário do INSS 2021 e tem dúvidas quanto a veracidade dos fatos, fique tranquilo. Tudo é oficial das principais entidades do Governo Federal. E na verdade, tudo é gratuito. Poderá se vacinar em postos de saúde ou até mesmo escolas que estejam aderindo a campanha.
Terá que se consultar a respeito de seu local de vacinação por meio do mesmo canal no qual você utilizou para se inscrever. Lembre-se de ir com máscara e respeitar o distanciamento social. Além de, se possível, também levar álcool em gel para desinfetar sua mão e membros. Pode levar aparelhos celulares para filmar e fotografar, se quiser.