O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. Até porque, ela é responsável por administrar diversos programas sociais e até mesmo efetuar o pagamento destes, para os brasileiros. Desde que, claro, estes sejam contribuintes da previdência social, independentemente como.
Seja por meio de descontos em folhas salariais, ou até mesmo por contribuições voluntariadas. E nesta semana, a empresa anunciou que estará efetuando mudanças no processo de pente fino. Para os que não sabem, este é o procedimento que a companhia tem para avaliar irregularidades dos beneficiários. E disso, cortar aqueles que não se adequam as exigências.
Convocações para o pente fino do INSS
Vale a pena citar que o INSS está efetuando convocações para os seus beneficiários participarem do pente fino. E a mesma está sendo feita por meio de envios de cartas, com aviso de recebimento digital. Enviadas, claro, para o endereço que está cadastrado na plataforma, por parte do segurado.

E neste envelope, constam as novas regras para o agendamento INSS, a remarcação do exame, e até mesmo da suspensão ou cessão do pagamento. E principalmente quando se refere aos casos que são considerados excepcionais. Portanto, verifique sua correspondência para ver se não foi um dos escolhidos.
Instruções sobre o pente fino do INSS
Lembrando que caso você tenha recebido a carta, é necessário se atentar a alguns fatos a respeito do pente fino. Como por exemplo, o INSS dá um período de até 30 dias para que você possa agendar sua avaliação médica. Isso por meio do site oficial do https://www.meu.inss.gov.br/.
Então, clique na opção agendar perícia, e efetue seu login na plataforma para seguir com as melhores datas para você. Caso prefira, ainda pode entrar em contato com a empresa por meio da central de atendimento da mesma, no número 135.
Pente fino e resultados da perícia
Caso já tenha agendado a sua perícia médica, para o pente fino do INSS, saiba que o resultado da mesma sai muito rápido. Na verdade, o laudo será liberado sempre a partir das 21h do mesmo dia no qual você realizou seus exames. Caso queira, a consulta do resultado pode ser feita por meio do site oficial do Meu INSS, ou até mesmo no aplicativo de celular.
O app está disponível tanto para Android, quanto para iPhones. Isso sem falar que a central de atendimento, no 135, também está disponível. Caso a decisão da perícia não seja a seu favor, terá um período de 30 dias para contestar o pente fino do INSS.
O que acontece se tiver o benefício suspenso?
Caso você não tenha cumprido o seu pente fino, ou até mesmo tenha tido o laudo contrário as suas informações, terá seu benefício suspenso. Mas, isso não significa que você nunca mais poderá receber um programa social do INSS.
Na verdade, tudo que precisará fazer é se registrar para um novo benefício, de novo. Ou seja, terá que passar por todos os mesmos procedimentos que fez na primeira vez na qual foi solicitar o projeto e o pagamento à entidade. Portanto, leve todos os documentos requeridos.