quinta-feira, setembro 16, 2021

INSS pode convocar 902 mil beneficiários para pente fino

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. Até porque, ela é responsável por fazer a gestão de diversos programas sociais que são pagos para brasileiros. Mas, há a regra de que estes precisam ser contribuintes da previdência social, independentemente do modo da contribuição.

Seja esta por desconto em folha salarial, ou até mesmo por contribuições voluntariadas. Disso, anualmente, a empresa realiza pentes finos para verificar situações fraudulentas. Principalmente em beneficiários que mentiram dados ou doenças. E então, estes casos possuem seus benefícios automaticamente cancelados, uma vez que descobertos.

inss
INSS pode convocar 902 mil beneficiários para pente fino

Quase um milhão de beneficiários do INSS podem passar por pente fino

Vale a pena lembrar que o INSS divulgou que cerca de 900 mil beneficiários deverão passar pelo pente fino até o final do ano. E para este mês de agosto, estão previstos cerca de 170 mil beneficiários do INSS. Estes todos que recebem o auxílio doença, pelo Instituto. Lembrando que os mesmos foram convocados já há algumas semanas, por meio de correspondências.

Estas que inclusive foram enviadas para suas residências. Na verdade, o benefício está sem data de cessação há mais de seis pesos. Até porque, os beneficiários ainda não haviam passado por perícia médica, por conta de alguns fatores. Mas, principalmente pela pandemia do Covid-19 ainda estar ativa.

Médicos do INSS devem entrar em greve

Apesar de o pente fino do INSS estar anunciado para esta próxima semana de agosto, talvez o pente fino seja suspenso mais uma vez. Até porque, os médicos legistas da entidade do Governo Federal estão ameaçando entrar em greve. A reunião virtual, inclusive, deverá ser feita nesta quinta-feira (12 de agosto).

Isso porque os mesmos questionam os procedimentos de segurança e saúde que estão sendo aplicados pela empresa. Alegando que podem colocar as suas vidas em risco, além da dos beneficiários, por conta do Covid-19.

Outros benefícios além do INSS que podem passar pelo pente fino

Além do auxílio doença, do INSS, existem outros benefícios que também podem passar pelo pente fino. O primeiro deles é a revisão administrativa, que já acontece há algum tempo. E o outro é a revisão de rotina dos Benefícios de Prestação Continuada. Vale a pena lembrar que em ambos casos o segurado precisa ficar atento à convocação.

Até porque, o segurado que deixar de responder, ou até mesmo de agendar a perícia, em um período de 30 dias, terá seu programa social suspenso. Neste caso, não é apenas comparecer no dia, mas como também responder a todos os questionamentos feitos pela entidade.

Contatos oficiais

Caso você recebeu a sua correspondência do pente fino do INSS, e quer entrar em contato com a empresa, é muito simples. A entidade, na verdade, disponibilizou alguns canais oficiais para que os beneficiários possam se comunicar. O primeiro deles é por meio do Meu INSS.

Este está disponível tanto no site, para navegador, ou até mesmo para aplicativo em seu aparelho Android ou iPhone. Além disso, também pode telefonar na central de atendimento, em horário comercial. O mesmo atende no número 135, portanto, tenha ciência dos horários e de ter em mãos seus documentos.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui