Devido a pandemia do Covid-19, muitas famílias brasileiras estão sofrendo financeiramente. Isso porque, funcionários perderam seus empregos, e até mesmo empresas tiveram que fechar. Disso, benefícios de idosos e deficientes foram colocados em pauta pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso para fazer um verdadeiro mutirão de análises, para diminuir a fila de solicitações de benefícios.
Até porque, atualmente, já existem mais de 1.2 milhão de pedidos em espera. Pensando assim, separamos algumas informações importantes sobre este assunto. Desde sobre quais são os benefícios escolhidos, a qual a previsão da data para a liberação para a população.
Como será feita a análise de benefícios de idosos e deficientes
O mutirão de análises do INSS, sob benefícios de idosos e deficientes, será feito de modo muito peculiar. Isso porque, segundo a própria entidade, serão realizados diversos agendamentos diários Estes com atendimentos até mesmo fora do horário normal de trabalho, e também aos sábados.
Entretanto, ainda não foi definida em qual dia será realizado este mutirão. É necessário aguardar o comunicado oficial do INSS para saber a partir de quando começará a análise. Lembre-se de já separar todos os documentos requeridos, conforme seja o benefício que você deseja receber do governo.
Um dos principais motivos do atraso
Segundo o INSS, um dos principais motivos do atraso dos pagamentos dos benefícios de idosos e deficientes, é a falta do envio de documentos dos beneficiários. A entidade revelou que do 1.2 milhão de pedidos, mais de 500 mil destes estão com pendências de documentação.
E por este motivo, acabaram criando o mutirão de análise. A análise do BPC, o Benefícios de Prestação Continuada, para deficientes também é um dos grandes motivos para atraso. São mais de 500 mil, também, que estão na fila. A central já disponibilizou mais de 1.300 servidores para a análise administrativa.
Leia também: Como emitir a CNH Digital: Passo a passo para baixar, cadastrar e usar
Qual é o prazo para recebimento dos benefícios de idosos e deficientes
De acordo com o INSS, a tendência é que os benefícios de idosos e deficientes tenham seu tempo de espera diminuídos. Atualmente, o tempo médio para a concessão do benefício do BPC 2021, por exemplo, é dia 98 dias. Isso claro, já aguardando o prazo de espera do cumprimento das exigências estipuladas para o estipulado.
Como por exemplo, as entregas de documentos. Com este programa, é prevista que a demora abaixe para um pouco mais de uma semana. Mais precisamente, a entidade espera que este número baixe para a casa dos 90 dias.
Como proceder para o agendamento?
O INSS ainda não divulgou a data oficial do tratamento dos benefícios de idosos e deficientes. Disso, é necessário entrar em contato com a entidade governamental para saber como pode agendar a sua visita. E claro, terá que apresentar todos os documentos que lhe foram solicitados, anteriormente.
Lembrando que provavelmente será necessário marcar o agendamento com antecedência. Até porque, apesar de estarem estipulando mais horários e dias para o mutirão, ainda são muitos beneficiários envolvidos. E disso, quanto maior a demora para agendar sua visita, mais tempo para receber o benefício você pode ter. Então, vá atrás desta informação o quanto antes.