quinta-feira, setembro 16, 2021

INSS: Saiba o que fazer se seu benefício não cair na conta

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por administrar diversos programas sociais, e efetuar o pagamento dos mesmos. Estes podem ser desde os muitos tipos diferentes de aposentadoria, como também pensionatos.

Desde que, claro, os beneficiários em questão sejam contribuintes da previdência social. Este na verdade é o principal quesito exigido pela empresa, que precisa ser atendido. Mesmo que sejam contribuições por desconto em folha salarial, ou até mesmo depósitos voluntariados. Muitas pessoas, entretanto, têm relatado que não receberam os depósitos em suas contas. Saiba que existe uma alternativa para isso.

Calendário de pagamentos do INSS

Vale a pena lembrar que a entidade efetua o pagamento de seus benefícios sempre no quinto dia útil de cada mês. O INSS tem esta data em mente como se fosse a remuneração daqueles que são registrados em empresas. Entretanto, em alguns casos, contribuintes já relataram que se deparam com uma mensagem informando que o valor está indisponível.

inss
INSS: Saiba o que fazer se seu benefício não cair na conta

E disso, precisam recorrer a entidade, ou até mesmo seu banco de preferência para entender o motivo do porquê seu pagamento foi bloqueado. Lembrando que em alguns casos, seu benefício pode acabar ficando disponível para saque no Banco do Brasil, no caixa, sem que você tenha ciência disso.

Por quê benefício do INSS trava?

Quando um dos benefícios do calendário do INSS que você costuma receber normalmente não cai em sua conta, costumam se referir a isso como uma trava. E na verdade, existem até três motivos diferentes para que isso aconteça.

O primeiro deles é uma falha no sistema financeiro. Esta pode ser tanto na entidade do Governo Federal, como também em seu banco de preferência. A segunda é por uma emissão de pagamento, e é exatamente por isso que se encontra indisponível para saques. Ou então, como última opção, temos também atrasos no processamento dos benefícios do INSS, que costumam acontecer com certa frequência.

Como solicitar pagamento travado do INSS?

Para poder voltar a solicitar seu pagamento travado da entidade, é bastante simples. Primeiramente, existem duas opções para o beneficiário; ambas digitais. A primeira delas é acessar o portal oficial do Meu INSS, em um navegador. A segunda é fazer isso por meio do aplicativo da empresa. Lembrando que o mesmo está disponível tanto para Androids, quanto para iPhones. Disso, acesse a plataforma e efetue o login com os seus dados cadastrados. Caso ainda não tenha um registro, poderá efetuar seu cadastro na mesma hora. Disso, vá até a pção de agendamento/solicitações. Feito isso, aparecerão algumas alternativas diferentes; clique em novo requerimento.

Após isso, vá até o campo de pesquisa que abrir em sua tela, e digite não recebido. Feito isso, aparecerá em sua tela a opção solicitar pagamento de benefício não recebido. Nas próximas telas, o beneficiário do INSS deverá confirmar algumas de suas informações pessoais, de contato, e principalmente alguns documentos. Portanto, tenha certeza aqui de preencher corretamente todos os campos que lhe forem solicitados. O menor dos erros aqui pode fazer com que não tenha seu pagamento liberado. Feito isso, basta enviar todos os dados para já solicitar a entidade um novo lançamento de pagamentos. Lembrando que a mesma ainda pode solicitar o comparecimento presencial do beneficiário em questão, até uma de suas agências. Isso para confirmar mais algum dado.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui