Início INSS INSS: Saiba quais motivos levam seu benefício a ser suspenso

INSS: Saiba quais motivos levam seu benefício a ser suspenso

0
146
inss
INSS: Saiba quais motivos levam seu benefício a ser suspenso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. Até porque, por meio dela, diversas pessoas podem se inscrever para benefícios, e caso aprovadas, passam a receber os mesmos mensalmente. Entretanto, só podem participar aqueles que sejam comprovados contribuintes da previdência social.

Independentemente do modo que seja: por desconto na folha salarial ou até mesmo participações voluntariadas. E recentemente, a empresa tem realizado pentes finos para eliminar aqueles que não estão adequados aos olhos da entidade. Disso, surgiu a dúvida em muitas pessoas de quais são os critérios que podem fazer com que seu programa social seja suspenso.

Critérios que cancelam seu benefício do INSS

Existem diversos critérios diferentes que podem resultar na suspensão de seu benefício do INSS. O primeiro deles, e mais comum, é a fraudação de informações. Sejam elas cadastrais, ou até mesmo de contribuições para a previdência social. Lembre-se que o Governo Federal consegue filtrar quem contribuiu ou não, e principalmente os seus documentos. Até porque, qualquer papel que você tenha em sua mão é feito por alguma entidade do governo. Para o caso do BPC, além de não ter o registro ativo no Cadastro Único, que é uma das principais plataformas de análise de perfil do governo, existem outros diversos motivos listados.

inss
INSS: Saiba quais motivos levam seu benefício a ser suspenso

Já no auxílio reclusão, para aqueles que estão encarcerados, os dependentes devem solicitar a renovação do benefício de três em três meses. Em casos de menores de idade, o responsável legal quem deve entrar em contato com o INSS. Para quem solicita o auxílio doença ou aposentadoria por invalidez, é necessário efetuar perícias médicas. Caso não apresente os documentos ou laudos médicos para empresa, então, poderá ter seu benefício suspenso. Isso sem falar na comprovação anual, que é a chamada prova de vida. Esta também é uma das mais exigentes da empresa.

Prova de vida: o que é

A prova de vida do INSS também é um dos principais motivos que fazem o beneficiário ter seu programa social suspenso. Isso porque, a entidade cobra que todos os beneficiários efetuem a comprovação anualmente. Até para garantirem que estão vivos e aptos a seguirem recebendo os valores. Isso evita que familiares e cônjuges recebam indevidamente o benefício de alguém que já faleceu, por exemplo. Deste modo, o Governo Federal não pagará atoa qualquer quantia, para ninguém. Mas, existem alguns procedimentos diferentes para que possa efetuar tal procedimento. Sendo que dois destes são presenciais.

Primeiramente, pode comparecer até a agência no qual recebe os programas sociais do INSS. Disso, deve se dirigir até um caixa eletrônico para realizar sua biometria. Este é o primeiro passo. O segundo é ir até um gerente da agência, para que o mesmo possa efetuar a comprovação para a entidade. Neste caso, até um responsável legal pode fazer isso, em casos de invalidez. E por conta da pandemia do Covid-19, a empresa do Governo Federal permitiu que fizessem isso de maneira digital, eventualmente. Isso por meio do site ou aplicativo do INSS. Bastava comprovar alguns dados pessoais, seguido de enviar uma selfie do beneficiário. Isso é apenas para comprovar que de fato era ele ali.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui