segunda-feira, abril 19, 2021

INSS volta a atender presencialmente; confira as regras

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a principal entidade do Governo Federal. Isso porque, por meio dela, diversos programas sociais são administrados, e também repassados à população. Por conta da pandemia do Covid-19, houve muitos problemas e dificuldades quanto ao atendimento dos beneficiários.

Isso porque, por conta da pandemia do Covid-19, os atendimentos presenciais precisam ser suspensos por tempo indeterminado. Entretanto, agora que o quadro clínico parece estar melhorando em todo o país, a entidade anunciou o retorno da conversa frente a frente. E neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito do assunto.

inss

O que é o INSS

O INSS nada mais é do que uma entidade do governo federal. Por meio dela, pessoas podem solicitar benefícios ao Governo Federal. Entretanto, estes não são semelhantes ao do Cadastro Único. Isso porque, pelo Instituto Nacional do Seguro Social, é necessário que você seja também um contribuinte da previdência privada.

Como por exemplo, quando trabalha de carteira assinada, sob as Consolidações das Leis do Trabalho (CLT) e tem um pequeno desconto em sua folha salarial. Este desconto é justamente para a manutenção da previdência. Se este é o seu caso, então poderá participar. Isso claro, desde que atenda aos requisitos de cada programa social.

Outros tipos de atendimento do INSS

Além do atendimento presencial, o INSS também disponibiliza outros métodos para que você possa entrar em contato com eles. No caso, poderá falar com a central de atendimento, por meio do telefone 135. Lembramos a todos que a ligação é inteiramente gratuita. Sem falar que o horário é das 7h da manhã até as 22h, de segunda-feira a sábado.

Em linha, lhe será solicitado alguns documentos pessoais, tais como o número de seu CPF, de sua inscrição da previdência social, número do NIS/PIS ou NIT, CNPJ do empregador e o número de seu benefício. Isso caso possua algum. Ainda é possível também falar com a entidade por meio atendimento digital, no site do Meu INSS.

Como foi o INSS durante o feriadão

Nas últimas duas semanas, o estado de São Paulo e o de Rio de Janeiro anteciparam alguns feriados no calendário. Isso como uma medida preventiva tomada pelos governadores, para manter o lockdown meio a pandemia do Covid-19. Com isso, foram dez dias que as pessoas não precisaram ir trabalhar, podendo assim ficar em casa. E neste período, o INSS funcionou apenas de maneira remota. Ou seja, todos os funcionários da entidade tiveram que ficar em casa. Trabalhando apenas por telefone e também por meio do site e atendimento via e-mail.

O atendimento presencial foi cancelado, e todos os beneficiários foram avisados com antecedência, a respeito do que estava por vir. Todos estes receberam correspondências em suas residências. Inclusive, alertando de que o INSS fecharia no feriadão, e que quem tivesse alguma pendência para resolver neste período, que fosse até uma agência imediatamente, para que não saísse lesado nestes dez dias. Entretanto, claro, houve muitos casos de pessoas que optaram por permanecer em suas casas, e seguirem o tratamento normalmente via atendimento digital. Mas, tudo voltará ao normal nos próximos dias.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui