quarta-feira, julho 6, 2022

IPTU 2022 está sendo liberado por prefeituras municipais em todo o Brasil

O IPTU 2022 é um dos principais tributos cobrados no Brasil, durante todos os anos. E agora, já está voltando para novamente ser repassado aos brasileiros, durante o mês de janeiro. Tal imposto é gerado para todos aqueles que possuem alguma propriedade ou terreno em zonas urbanas.

Independentemente de qual canto do país seja, até porque, tal tarifa é de cunho obrigatória, e é cobrada para todos os municípios brasileiros. E disso, é necessário quitar tais quantias para que seu imóvel ou propriedade possa ficar dentro das normas e leis, referentes a sua região.

IPTU 2022

O IPTU 2022 é cobrado para os proprietários de terras e construções por alguns motivos. Primeiro para que entrem nas legalidades de seus respectivos municípios, e claro, para o balancete da Prefeitura Municipal. E disso, tudo o que é colhido dos contribuintes é convertido em melhorias para o próprio município em questão.

IPTU 2022 está sendo liberado por prefeituras municipais em todo o Brasil

Como por exemplo, para pavimentações de ruas, estradas, construções de escolas, melhorias nos sistemas de saúde, e muitos outros. Tudo fica arquivado pelo governo municipal, principalmente com relação as reformas que devem ser feitas utilizando a verba pública arrecadada em tal imposto.

Pagamento IPTU 2022

O pagamento do IPTU 2022, e até mesmo da 2ª via IPTU 2022, costuma ser igual para qualquer município do país. Mas como assim? É simples. Tal fatura só pode ser gerada por meio de um canal oficial: o da Prefeitura Municipal de sua região. Disso, você pode ir até lá pessoalmente para gerar a sua tarifa, ou então, se quer algo mais prático, fazer tudo de maneira digital. Pois deste modo também contará com o boleto bancário em suas mãos, sem precisar sair de casa. Uma vez que já tenha gerado a sua guia de pagamento, você terá duas opções. A primeira delas é efetuar o pagamento do tributo a vista, por meio da cota única.

Neste caso, a maioria dos municípios brasileiros oferecem descontos de até 10% sobre o valor total cobrado. Mas, claro, é necessário se consultar com antecedência a respeito deste assunto, para verificar o quanto teria abatido. Ou então, se não conseguir efetuar o pagamento de modo totalmente a vista, não se preocupe. Até porque, ainda é possível efetuar o parcelamento de tal boleto, pelo número máximo de parcelas permitidas. Mas, lembre-se que para essa situação não está liberado o desconto.

Como emitir a 2 via do IPTU 2022

Se você gerou a primeira via de seu IPTU 2022, mas por algum motivo, independentemente de qual tenha sido, perdeu a mesma, não se preocupe. É possível gerar uma nova via, sem nenhuma dor de cabeça. Você pode retornar presencialmente até a prefeitura de seu município para tal, se quiser.

Entretanto, recomendamos que faça isso de modo digital, até pela praticidade. Encontre o site oficial da Prefeitura Municipal de sua região, e acesse o mesmo. Disso, vá até a área de serviços, e localize o botão do IPTU. Depois de clicar no mesmo, deverá lhe ser solicitado o número de inscrição de seu imóvel. Digite o mesmo e envie os dados. Na próxima página, será direcionado para uma tela com todas as suas pendências do tributo. Escolha a melhor data e imprima a via.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile