quarta-feira, julho 6, 2022

IPTU 2022: O que acontece se você não pagar

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um dos principais tributos que são cobrados no Brasil, anualmente. Apesar de ser uma taxa municipal, o mesmo é considerado de âmbito federal, até porque, todas os recolhimentos são passados ao Governo Federal.

E disso, os mesmos são transformados em melhorias para as próprias regiões. Lembrando ainda que o imposto cai sobre todos aqueles que possuem algum terreno, construção ou propriedade dentro de um município específico. E geralmente, é cobrado dos proprietários sempre nos primeiros meses do ano, mais precisamente em janeiro. E neste artigo, estaremos falando mais a respeito desse assunto.

iptu
IPTU 2022: O que acontece se você não pagar

Punição para quem não paga o IPTU

Conforme dissemos anteriormente, o IPTU é um imposto obrigatório para todos os proprietários de algum bem territorial, nos municípios brasileiros. E disso, quem não efetuar o pagamento do mesmo ficará suscetível a diversas punições, por parte do governo.

Disso, o não pagamento da taxa pode fazer com que o contribuinte em questão seja inscrito no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). E além disso, as empresas que também possuírem tais pendências em seus nomes não poderão participar de nenhuma licitação e concorrência pública. E por fim, o próprio imposto pode sofrer com pequenos juros e acréscimos para o futuro próximo.

Como gerar o seu IPTU?

Se você tem interesse em gerar o seu IPTU, para efetuar o pagamento do tributo, o procedimento para tal é muito simples. Tudo pode ser feito de maneira digital. Primeiramente, basta entrar no site oficial da prefeitura municipal de sua região. Disso, vá no setor de impostos e escolha o que deseja pagar. Feito isso, preencha o código de inscrição de sua propriedade, para poder avançar. Então, basta imprimir o mesmo para poder efetuar o pagamento. Se preferir, pode ir presencialmente até a sede da prefeitura para tal.

Leia também: IPTU Londrina 2022: Valor do imposto terá reajuste de mais de 10%

Valor do IPTU

Com relação ao valor do IPTU e quanto o governo municipal cobra de cada um, é impossível traçar um valor médio do mesmo. Até porque, o tributo é sempre calculado com base no valor venal da propriedade, multiplicado pela alíquota que for estabelecida.

Sem falar que em alguns casos muito específicos, a área territorial, área construída e alguns outros fatores também entram na equação. Portanto, o mais aconselhado mesmo nessas situações é entrar em contato com a prefeitura local, seja pelo site ou presencialmente, e retirar a sua fatura. Nela, ficará especificado o que está sendo cobrado de você.

Como efetuar o pagamento

Vale a pena destacar que o IPTU sempre vem disponível em uma guia de pagamentos, e disso, um código de barras juntos. Então, basicamente, o mesmo é cobrado em forma de boleto bancário. Esse que não possui nenhuma restrição.

Então, pode efetuar o pagamento do mesmo em qualquer banco de sua preferência, e até mesmo lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção de internet banking aqui também é muito válida. Até mesmo cartões de crédito, pois existem APPs de bancos que oferecem tal caminho, utilizando seu cartão para o pagamento de boleto, e ainda efetuando um parcelamento em algumas vezes.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui