quarta-feira, julho 6, 2022

IPTU 2022 São Luís já pode ser consultado pelos maranhenses

A região do Nordeste do Brasil é de longe uma das que mais tem que arcar com tributos no país. Disso, São Luís, a capital do estado do Maranhão, já está se preparando para futuras taxas. Seja na de automóveis, de dentro da própria casa, ou até mesmo sobre propriedades de terrenos e imóveis.

Esse é o caso do IPTU 2022 São Luís, que é direcionado para tais proprietários. Lembre-se que tal tributo é utilizado pelo governo municipal para promover melhorias em toda a região. Principalmente aquelas que serão direcionadas para a infraestrutura da região, se tornando assim um tributo totalmente obrigatório.

IPTU 2022 São Luís

Com relação a cobrança do IPTU 2022 São Luís, saiba que o mesmo é cobrado em até dois modos diferentes. O primeiro a vista, por meio da cota única, ainda com a promoção de um bom desconto.

IPTU 2022 São Luís já pode ser consultado pelos maranhenses

Ou então, efetuando o parcelamento do tributo, mesmo que seja sem desconto. Vale a pena informar que isso é válido somente para moradores da região que possuam alguma aquisição na zona urbana dessa região nordestina. Caso não faça parte disso, então, não precisará seguir o planejamento abaixo.

Consulta do IPTU 2022 São Luís

Se você tem o interesse em efetuar uma consulta ao IPTU 2022 São Luís, o procedimento para tal é muito simples. Na verdade, separamos até abaixo um procedimento com todos os passos. Siga:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial da Prefeitura Municipal de São Luís. O mesmo está disponível no endereço eletrônico: https://www.semfaz.saoluis.ma.gov.br/
  2. Posteriormente, lhe será requisitado o número de inscrição de seu imóvel. Digite o mesmo e basta apertar em consultar
  3. Feito isso, todas as informações sobre o seu IPTU já estarão disponíveis na tela de seu computador

Valores do IPTU 2022 São Luís

Agora com relação aos valores que estão sendo cobrados no IPTU 2022 São Luís, eles não são iguais. Algumas regiões nordestinas estão padronizando esses preços, entretanto, esse não é o caso da prefeitura municipal de São Luís.

Para o estado do Maranhão, é respeito o preço do terreno e de cada construção feita em terrenos. E disso, um cálculo próprio é efetuado no momento da própria consulta do usuário. E então, já vira o valor no momento em que finalizar a mesma.

Como gerar a segunda via

Para gerar a sua segunda via, o processo de solicitação é bastante semelhante ao da consulta original que fizemos anteriormente. Para tal, terá que retornar ao site oficial da prefeitura municipal de São Luís.

Disso, novamente digite seu número de inscrição do imóvel, e então, clique em consultar débitos do IPTU. Feito isso, localize a sua fatura, e imprima a mais atualizada.

Pagamento: como efetuar

O pagamento do tributo é feito de um modo muito simples. Depois que você gera a sua guia de pagamento no site oficial da prefeitura municipal, pode quitar o mesmo de dois modos.

O primeiro por meio da cota única, com um desconto de até 10% promovido. Ou então, se preferir, pode parcelar a fatura caso não tenha condição de pagar à vista. Mas, claro, saiba que nessa situação não há descontos.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile