domingo, janeiro 23, 2022

IPTU BH Nota 10 2022: O que é, Quem pode solicitar, Como pedir

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é mais um dos diversos tributos cobrados no Brasil. O mesmo é uma taxa voltada para propriedades com construções no meio urbano. Ou seja, é cobrado todos os anos pelo o Governo Federal, para os proprietários de casas, prédios, ou até mesmo estabelecimentos comerciais.

Disso, todos os estados brasileiros precisam cobrar o mesmo. E um deles é o de Minas Gerais, que está desenvolvendo um programa exclusivo, por meio do IPTU BH Nota 10 2022. E nesse artigo, falaremos mais a respeito desse assunto, trazendo informações importantes para você.

IPTU BH Nota 10 2022
IPTU BH Nota 10 2022 oferece descontos para proprietários locais

Continue lendo: Licenciamento de Sergipe já tem valores divulgados

O que é o IPTU BH Nota 10 2022?

O programa do IPTU BH Nota 10 2022 é um projeto que foi criado pela prefeitura municipal de Belo Horizonte. O mesmo foi feito para incentivar todos os contribuintes a estarem em dia com o imposto sobre propriedades. Mas, claro, existem algumas regras específicas. Disso, a prefeitura concede alguns créditos para os envolvidos, desde que o mesmo esteja totalmente legalizado e sem pendências financeiras.

Além disso, a entidade municipal utiliza o pensamento lógico de que tudo que o cidadão gasta com seus serviços, poderá ser convertido em um bom desconto para o IPTU BH Nota 10 2022. E disso, tais decréscimos no valor do tributo poderá chegar até o valor máximo de 30%. Mas claro, é necessário que você acerte o crédito antes.

Leia mais: IPTU de São Paulo pode aumentar em breve

Quem pode solicitar o desconto?

Caso você tenha interesse em solicitar o desconto do IPTU, saiba que qualquer contribuinte pode requisitar o mesmo. Entretanto, é necessário que cumpra alguns pré-requisitos. Como por exemplo:

  1. Apresentar todas as notas fiscais (NFS-e) dos consumidores para todos os serviços que foram realizados dentro do município
  2. Disso, todas as notas fiscais também precisam estar atreladas aos CPF do contribuinte. E isso, claro, dentro do prazo que foi estipulado pela prefeitura. Ou seja, entre o dia 1º de novembro e 30 de outubro
  3. E por fim, o crédito de cada uma das notas fiscais eletrônicas deverá ser cadastrado no nome do contribuinte. Disso, será somado ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Tudo para que o desconto em cima do IPTU possa ser efetivado.
  4. E por fim, lembre-se de solicitar o desconto à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte entre os dias 1º a 30 de novembro. Depois dessa data, não será mais possível

Acompanhe também: IPVA de Alagoas já está disponível para consultas

Como solicitar o IPTU BH Nota 10 2022?

Agora que já sabe todas as regras, se quiser solicitar o IPTU, então, o procedimento é muito simples. Confira abaixo todo o passo a passo que separamos para você:

  1. Primeiramente, entre no site oficial do programa mineiro. O mesmo pode ser acessado no endereço eletrônico: https://bhissdigital.pbh.gov.br/creditoIPTU/consultaCredito.jsp/
  2. Posteriormente, assim que a tela carregar, será necessário que você preencha um pequeno campo com o número de seu CPF
  3. Disso, aperte em consultar créditos. Então, se tiver com todos seus tributos quitados e em dia, aparecerá uma opção de gerar o desconto, para seu benefício próprio. Basta clicar no mesmo que já verá o valor total a ser diminuído.
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui