domingo, maio 19, 2024

IPTU Contagem 2022 já pode ser consultado por proprietários

O estado de Minas Gerais, recentemente, é um dos que mais tem sofrido com impostos em todo o Brasil. E isso não poderia ser diferente com a cidade de Contagem, no interior da região. Até porque, a Prefeitura Municipal já está começando a se planejar no que diz respeito a cobrança de algumas tarifas.

E uma delas em particular, que trataremos neste artigo, é o IPTU Contagem 2022. Esse é válido e obrigatório para todos aqueles que possuam uma propriedade ou imóvel na zona urbana de tal território. E disso para que sigam com seus bens dentro da legalidade prevista.

IPTU Contagem 2022

O IPTU Contagem 2022 nada mais é do que um imposto municipal que é cobrado anualmente, para os proprietários de bens e terras da região mineira. O mesmo serve para que a prefeitura consiga promover melhorias por todo o município. Isso, claro, por meio das quantias que forem recolhidas de seus contribuintes.

IPTU Contagem 2022
IPTU Contagem 2022 já pode ser consultado por proprietários

E não efetuar o pagamento de tal tributo pode acarretar em multas pesadas para os proprietários. E em casos mais severos, até mesmo ter a sua propriedade autuada pelo governo. Lembrando que o pagamento pode ser feito à vista, pela cota única, ou até mesmo de um modo parcelado.

Consulta do IPTU Contagem 2022

Se tem interesse em efetuar sua consulta ao IPTU Contagem 2022, saiba que o procedimento é bastante simples. Na verdade, até separamos abaixo um passo a passo com todas as instruções:

  1. Primeiramente, entre no site oficial da Prefeitura Municipal de Contagem. O mesmo está disponível no endereço eletrônico http://receita.contagem.mg.gov.br/iptu2018_isento.php/
  2. Posteriormente, vá até a opção de IPTU, e informe o número de cadastro do seu imóvel regional
  3. Disso, confirme o código de segurança na tela e aperte em consultar. Agora todos os dados de seu tributo estarão disponíveis na próxima página

Valor do IPTU Contagem 2022

Com relação ao valor do IPTU Contagem 2022, o mesmo ainda não foi disponibilizado pela Prefeitura Municipal. E provavelmente nem será.

Isso porque, a entidade acredita que os valores precisam ser calculados manualmente, de acordo com o tamanho do terreno e valor da propriedade de cada um. E por meio da consulta no portal da prefeitura é possível verificar tais quantias.

Como gerar sua segunda via

Se por algum acaso perdeu a sua fatura original do IPTU, não se preocupe. É possível gerar uma nova via, sem nenhum problema. Basta retornar ao site oficial da Prefeitura Municipal de Contagem, e entrar novamente com o número de cadastro de seu imóvel na plataforma.

Feito isso, abrirá uma aba com todas as suas pendências. Escolha aquela que for de seu agrado e realize a impressão do documento.

Métodos de pagamento

Atualmente, o IPTU Contagem 2022 só pode ser pago por meio da guia de pagamentos oficial do tributo. Essa pode ser gerada no site oficial da Prefeitura Municipal, conforme mencionamos anteriormente.

E disso, tem a alternativa de efetuar o pagamento a vista, por meio da cota única, com um desconto de até 10% do valor total. Ou, se não tiver condições, ainda pode efetuar um parcelamento. Mas, tenha ciência de que nessa situação não poderá aproveitar do decréscimo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui