quarta-feira, julho 6, 2022

IPTU Florianópolis 2022 » Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Você, morador da capital catarinense, já está por dentro de como será a cobrança do IPTU Florianópolis 2022? O tributo, de competência municipal, é uma das principais fontes de arrecadação da capital do estado sulista. O tributo, costuma ser cobrado tanto de imóveis residenciais quanto comerciais, de todos os tipos de imóveis, desde terrenos, até apartamentos.

Nem todos os municípios do Brasil cobram tal tributo, porém a cidade de Florianópolis, assim como a grande maioria dos municípios brasileiros realiza a cobrança do imposto sobre o valor do imóvel. O cálculo do tributo geralmente é realizado de caso a caso, de acordo com o valor auferido pela própria prefeitura municipal. Veja a se seguir como funciona a cobrança do IPTU Florianópolis 2022.

IPVU 2022 Florianópolis
IPVU 2022 Florianópolis já está sendo divulgado para o próximo ano

IPTU Florianópolis 2022

O estado de Santa Catarina está se programando para repassar diversas taxas para a sua população. Isso para o ano de 2022, com o lançamento de impostos automotivos, e agora, até mesmo residenciais. Esse é o caso do IPTU 2022 Florianópolis, que deverá impactar apenas quem tem uma propriedade na região.

E disso, que tenha feito construções em área urbana, além de alguns outros pontos. O pagamento do mesmo pode ser a vista, com um desconto, ou, até por parcelamento, mas sem a diminuição da quantia.

Aproveite a oportunidade para conferir também como gerar a guia de pagamento do IPTU Belo Horizonte e fique em dia com o tributo municipal da capital mineira.

Consulta do IPTU 2022 Florianópolis

Para fazer a sua consulta do IPTU 2022 Florianópolis, tudo pode ser feito de maneira digital. Isso conforme nós estaremos explicando abaixo, em um passo a passo:

  1. Primeiramente, entre no site oficial da Prefeitura de Florianópolis. O mesmo está disponível no endereço eletrônico https://www.pmf.sc.gov.br/
  2. Posteriormente, escolha a opção de IPTU na plataforma. Informe qual ano deseja gerar o tributo. No caso, é o ano de 2022
  3. E por fim, digite o número da inscrição de seu imóvel. Feito isso é só mandar imprimir o boleto que foi gerado no sistema.

Saiba ainda como consultar o IPTU Salvador 2022 e confira qual o valor e tire a 2ª via para quitar o seu tributo territorial.

Valor do IPTU 2022 Florianópolis

O valor do IPTU na cidade de Florianópolis é calculado de acordo com o valor de venda auferido pela prefeitura de acordo com a seguinte fórmula matemática:

V = A x VR x I x P x TR

Na fórmula expressa acima, V corresponde ao valor venal teórico do terreno, A corresponde a área da edificação do terreno, VR corresponde ao valor unitário geral, que é estipulado pela própria prefeitura, e divulgado na Planta genérica de valores, I corresponde a idade do imóvel; P corresponde a posição do imóvel, e TR corresponde a tipologia do imóvel, com ponderação de possíveis acréscimos ou reformas do imóvel.

Não deixe de conferir também como é calculado o IPTU Rio de Janeiro 2022.

Como solicitar a 2ª via

Para que possamos solicitar a segunda via do IPTU 2022 Florianópolis, também é muito simples. Você pode retornar ao site oficial da prefeitura municipal. Disse, escolha a opção do IPTU, que é o imposto no qual você quer gerar um novo boleto.

Então, escolha o ano de exercício do mesmo, e também o número de inscrição do imóvel. E disso, uma nova tela irá se abrir com o boleto atualizado que você deseja.

Como fazer o pagamento

O pagamento do IPTU 2022 é bastante simples. Para tal, lembre-se que o tributo é sempre cobrado por meio de um boleto bancário. Esse que pode ser gerado no site oficial da prefeitura de Florianópolis.

Lembre-se que o boleto é aceito por qualquer instituição bancária da região, e isso inclui até mesmo lotéricas da Caixa Econômica Federal. Além disso, é possível obter um bom desconto por meio do pagamento da cota única. E claro, o parcelamento em várias parcelas também está disponível, mas, sem o decréscimo de valores.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui