terça-feira, maio 17, 2022

IPTU Londrina 2022: Valor do imposto terá reajuste de mais de 10%

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um dos mais diversos tributos que são cobrados no Brasil. O mesmo é solicitado aos brasileiros anualmente, quase sempre no começo de cada ano. E sua principal função é averiguar e recolher contribuições sobre propriedades, imóveis e até mesmo terrenos que estão registrados no nome de alguma pessoa.

E disso, todas as contribuições que são feitas são redirecionadas para o mesmo município, em formas de melhorias. Isso claro, segundo o que cada município e suas respectivas prefeituras costumam afirmar para a população. E para uma região específica, o IPTU Londrina 2022 já está sendo cobrado.

iptu 2022
IPTU 2022 está sendo liberado por prefeituras municipais em todo o Brasil

Continue lendo: IPTU Contagem 2022 já pode ser consultado por proprietários

IPTU Londrina 2022 terá reajuste

Apesar de ainda estarmos na reta final de 2021, muitos estados e regiões em todo o Brasil já começaram a se preparar para o IPTU 2022. E disso, o IPTU Londrina 2022, voltada para tal região no interior do Paraná, já tem a confirmação de valores a ser passada para os contribuintes. No caso, o secretário da Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, afirmou que o reajuste em cima de tal tributo deverá ficar na casa dos 10,73%. Sendo que tal informação ainda foi oficializada por meio de uma publicação no Jornal Oficial do Município, na quarta-feira da última semana (1º de dezembro).

E ainda de acordo com o mesmo secretário, tal reajuste não vem do nada. Até porque, o IPTU Londrina 2022 está utilizando como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). E tal indicador costuma revelar o acumulado de dezembro de 2020 até novembro de 2021. Portanto, tal número será o oficializado, com referência ao próximo ano. Disso, basta pegar o valor que você pagou no último ano, e acrescer os 10,73% de taxa. Não é provável que devemos ter alguma mudança no valor, principalmente porque estamos a menos de três semanas de fecharmos a inflação em todo o país.

Acompanhe também: IPTU 2022 Belém já está disponível para consulta de proprietários

Descontos no IPTU Londrina 2022

Vale a pena afirmar também que existem alguns métodos de pagamento diferenciados para o IPTU Londrina 2022. O mesmo não será mais enviado para a residência dos contribuintes, igual era feito em anos anteriores. Agora, para gerar o pagamento do mesmo você precisa fazer uma solicitação por meio de uma plataforma digital.

Como por exemplo, no portal da prefeitura de Londrina, o contribuinte poderá efetuar tal solicitação. E então, tem a opção de pagar à vista o boleto, promovendo um desconto de 10 até 14% do valor total, conforme lei municipal. Mas, caso não consiga, ainda pode efetuar o parcelamento da tarifa. Só que, nesses casos, não poderá gozar de nenhum desconto.

Veja mais: IPTU 2022 Campinas libera pagamento em cota única com desconto

Multas e punições

Vale a pena lembrar que a punição para quem não efetua o pagamento do IPTU Londrina 2022 costuma ser um pouco severa. Como por exemplo, uma multa bem cara é aplicada a fatura do participante, para eventuais cobranças.

E em casos mais graves, dependendo do valor sonegado ou do número de pendências, pode até mesmo ter algumas propriedades confiscadas. Portanto, verifique com a prefeitura de seu município todas as condições, até para que não seja punido pelo governo, pelo atraso.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui