Todo início de ano, os porto alegrenses precisam se atentar para o pagamento do IPTU Porto Alegre 2022. O tributo territorial deve sofrer reajuste de 10,05% com base no aumento do IPCA-E durante 2021, seguindo boa parte das capitais brasileiras. Veja a seguir como calcular o valor do imposto e consultar a sua guia de pagamento.
Vale lembrar que o IPTU é um tributo municipal, e nem todos municípios brasileiros realizam a cobrança do tributo. Porém, a capital gaúcha cobra dos seus habitantes o IPTU Porto Alegre 2022 sobre todos os tipos de imóveis, isto é, terrenos, casas, apartamentos, galpões e até vagas em estacionamento – quando estas possuem escritura individual.
IPTU Porto Alegre 2022
O IPTU incide sobre todos os tipos de imóveis localizados na zona urbana do município. Isto é, imóveis localizados na zona rural não sofrem a cobrança do IPTU. Entretanto, estes estão sujeitos à cobrança do ITR, o Imposto Territorial Rural.
Para moradores que realizarem o pagamento em parcela única, dentro do prazo, a prefeitura municipal garante desconto de 10%. Também é possível parcelar o seu tributo em até 10 vezes, sem contar, entretanto, com o desconto oferecido.
Saiba também como funciona a cobrança do IPTU Florianópolis 2022 para quitar o seu tributo na ilha catarinese.
Consulta IPTU 2022 Porto Alegre
Caso você tenha interesse em consultar o seu IPTU 2022 Porto Alegre, o procedimento para tal é bastante simples. Confira abaixo o passo a passo com o procedimento, que criamos para você:
- Primeiramente, entre no site oficial da Prefeitura de Porto Alegre. Isso por meio do endereço eletrônico http://www.portoalegre.rs.gov.br/
- Posteriormente, insira todos os dados necessários, que forem requisitados na plataforma
- Disso, coloque o código de segurança que aparecer na tela, e clique em confirmar. A partir de agora aparecerá o tributo em sua tela
Aproveite para conferir ainda como consultar como efetuar a consulta do IPTU Belo Horizonte.
Valor do IPTU 2022 Porto Alegre
O valor do IPTU 2022 Porto Alegre ainda não foi divulgado. Isso porque, o tributo depende de muitos fatores, como por exemplo a localização do terreno e da propriedade.
Além disso, a quantidade de metro e tamanho do mesmo, e claro, o quanto o mesmo está estipulado e valorizado. Isso sem falar em construções em áreas urbanas que possam ter sido feitas.
Como gerar a 2ª via
Para emitir a sua segunda via do IPTU, o procedimento para tal é bastante simples. Confira abaixo o passo a passo:
- Primeiramente, retorno ao site da prefeitura da região. Disso, vá no menu de emitir guia do IPTU, e insira o número da inscrição de seu imóvel
- Feito isso, insira o código de verificação que aparece na página, e clique em confirmar para gerar a segunda via
Não deixe de conferir também como gerar a 2ª via do IPTU Salvador para quitar o pagamento do tributo municipal de uma das mais importantes capitais do nordeste.
Pagamento do tributo
Vale a pena dizer que o pagamento do IPTU pode ser pago muito facilmente. O mesmo vem em forma de boleto, e é aceito por qualquer instituição bancária da região. E isso inclui até mesmo lotéricas da Caixa Econômica Federal.
Além disso, é possível também efetuar o pagamento a vista da tarifa, gozando de um bom desconto. O parcelamento do tributo em diversas parcelas também está liberado. Mas, para esses casos, o decréscimo do valor total não acontece.