quarta-feira, julho 6, 2022

IPTU Porto Alegre 2022 » Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Todo início de ano, os porto alegrenses precisam se atentar para o pagamento do IPTU Porto Alegre 2022. O tributo territorial deve sofrer reajuste de 10,05% com base no aumento do IPCA-E durante 2021, seguindo boa parte das capitais brasileiras. Veja a seguir como calcular o valor do imposto e consultar a sua guia de pagamento.

Vale lembrar que o IPTU é um tributo municipal, e nem todos municípios brasileiros realizam a cobrança do tributo. Porém, a capital gaúcha cobra dos seus habitantes o IPTU Porto Alegre 2022 sobre todos os tipos de imóveis, isto é, terrenos, casas, apartamentos, galpões e até vagas em estacionamento – quando estas possuem escritura individual.

IPTU 2022 Porto Alegre
IPTU 2022 Porto Alegre conta com condições exclusivas de pagamento

IPTU Porto Alegre 2022

O IPTU incide sobre todos os tipos de imóveis localizados na zona urbana do município. Isto é, imóveis localizados na zona rural não sofrem a cobrança do IPTU. Entretanto, estes estão sujeitos à cobrança do ITR, o Imposto Territorial Rural.

Para moradores que realizarem o pagamento em parcela única, dentro do prazo, a prefeitura municipal garante desconto de 10%. Também é possível parcelar o seu tributo em até 10 vezes, sem contar, entretanto, com o desconto oferecido.

Saiba também como funciona a cobrança do IPTU Florianópolis 2022 para quitar o seu tributo na ilha catarinese.

Consulta IPTU 2022 Porto Alegre

Caso você tenha interesse em consultar o seu IPTU 2022 Porto Alegre, o procedimento para tal é bastante simples. Confira abaixo o passo a passo com o procedimento, que criamos para você:

  1. Primeiramente, entre no site oficial da Prefeitura de Porto Alegre. Isso por meio do endereço eletrônico http://www.portoalegre.rs.gov.br/
  2. Posteriormente, insira todos os dados necessários, que forem requisitados na plataforma
  3. Disso, coloque o código de segurança que aparecer na tela, e clique em confirmar. A partir de agora aparecerá o tributo em sua tela

Aproveite para conferir ainda como consultar como efetuar a consulta do IPTU Belo Horizonte.

Valor do IPTU 2022 Porto Alegre

O valor do IPTU 2022 Porto Alegre ainda não foi divulgado. Isso porque, o tributo depende de muitos fatores, como por exemplo a localização do terreno e da propriedade.

Além disso, a quantidade de metro e tamanho do mesmo, e claro, o quanto o mesmo está estipulado e valorizado. Isso sem falar em construções em áreas urbanas que possam ter sido feitas.

Como gerar a 2ª via

Para emitir a sua segunda via do IPTU, o procedimento para tal é bastante simples. Confira abaixo o passo a passo:

  1. Primeiramente, retorno ao site da prefeitura da região. Disso, vá no menu de emitir guia do IPTU, e insira o número da inscrição de seu imóvel
  2. Feito isso, insira o código de verificação que aparece na página, e clique em confirmar para gerar a segunda via

Não deixe de conferir também como gerar a 2ª via do IPTU Salvador para quitar o pagamento do tributo municipal de uma das mais importantes capitais do nordeste.

Pagamento do tributo

Vale a pena dizer que o pagamento do IPTU pode ser pago muito facilmente. O mesmo vem em forma de boleto, e é aceito por qualquer instituição bancária da região. E isso inclui até mesmo lotéricas da Caixa Econômica Federal.

Além disso, é possível também efetuar o pagamento a vista da tarifa, gozando de um bom desconto. O parcelamento do tributo em diversas parcelas também está liberado. Mas, para esses casos, o decréscimo do valor total não acontece.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui