O Imposto sobre a Propriedade Predial e Urbana (IPTU) é uma das principais taxas que é cobrada no Brasil, anualmente. Nesta semana, o novo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou à vontade e criar uma nova taxa de lixo. A mesma foi batizada de ecotaxa, e ainda com a possibilidade de incluir também a nova tarifa na conta de água.
E disso, tais mudanças podem impactar diretamente no IPTU São Paulo, que também pode passar por novos acréscimos. Mas, este assunto ainda está sendo discutido e deve ser julgado pela Câmara Municipal de São Paulo. Ainda não há uma data oficial definida para tal.
IPTU São Paulo deve ser calculado em breve
Vale a pena lembrar também que o prefeito Ricardo Nunes enviará ainda nesta semana, para os vereadores responsáveis, a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV). Esta é vital para fazer a base para o cálculo do IPTU São Paulo. O prefeito ainda afirmou que o novo tributo pela produção de resíduos sólidos é previsto e aprovado pela legislação nacional.
Então, a possibilidade de termos um acréscimo significativo no imposto cobrados sobre as residências é muito real. Agora, resta saber o quanto irão aumentar, e como será a reação do público que sofrerá com mais um imposto.
Receita abre consulta de restituição do IRPF
Alguns gastos citados no IPTU São Paulo
Além disso, o prefeito falou mais sobre a questão da coleta, e principalmente varrição das ruas da região. Ao todo, o político relatou um gasto de R$ 2 bilhões por ano, seno que destes, R$ 1 bilhão sai de cada área. Apesar de ainda não termos uma definição fixa do valor e de como a taxa será cobrada, já sabemos que a ideia da mesma é vir junto coma conta de água.
O mesmo falou um pouco mais a respeito, dizendo que: “é muito importante cuidar da questão do lixo, e essa ecotaxa vai para todas as residências”. Lembrando que o projeto deverá impactar o IPTU São Paulo apenas, e não de outras regiões.
Veja mais: Governo propõe taxação de empresas do Simples Nacional
A proposta do IPTU São Paulo
Segundo o prefeito da cidade, a proposta que está sendo feita pelo governo do estado soente atualizará os valores venais de imóveis da capital paulista. Ou seja, região do ABC e as demais que são ligadas não serão impactadas pela alteração dos valores de impostos.
E além disso, também não aumentará as alíquotas do percentual que deverá ser utilizado na hora de fazerem o cálculo do novo IPTU São Paulo. Agora, resta saber quando que de fato julgarão o mesmo, e quais serão os valores apresentados na proposta.
Continue lendo: Aberto o pagamento do terceiro lote do IRPF
Quando será julgado?
A proposta do acréscimo do IPTU São Paulo e também da nova taxa de lixo ainda não tem uma data específica para serem julgadas. Na verdade, estas sequer foram apresentadas de maneira oficial pelo prefeito da cidade.
O mesmo apenas trouxe a público, verbalmente, a informação do que pode e deve acontecer no futuro próximo. Ricardo deverá oficializar a proposta nesta semana, e só a partir disso deveremos ter uma nova data, para sabermos quando o mesmo será julgado, e também seu resultado.