quinta-feira, setembro 16, 2021

IPTU São Paulo deve sofrer aumento com proposta de prefeito

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Urbana (IPTU) é uma das principais taxas que é cobrada no Brasil, anualmente. Nesta semana, o novo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou à vontade e criar uma nova taxa de lixo. A mesma foi batizada de ecotaxa, e ainda com a possibilidade de incluir também a nova tarifa na conta de água.

E disso, tais mudanças podem impactar diretamente no IPTU São Paulo, que também pode passar por novos acréscimos. Mas, este assunto ainda está sendo discutido e deve ser julgado pela Câmara Municipal de São Paulo. Ainda não há uma data oficial definida para tal.

iptu são paulo
IPTU São Paulo deve sofrer aumento com proposta de prefeito

IPTU São Paulo deve ser calculado em breve

Vale a pena lembrar também que o prefeito Ricardo Nunes enviará ainda nesta semana, para os vereadores responsáveis, a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV). Esta é vital para fazer a base para o cálculo do IPTU São Paulo. O prefeito ainda afirmou que o novo tributo pela produção de resíduos sólidos é previsto e aprovado pela legislação nacional.

Então, a possibilidade de termos um acréscimo significativo no imposto cobrados sobre as residências é muito real. Agora, resta saber o quanto irão aumentar, e como será a reação do público que sofrerá com mais um imposto.

Receita abre consulta de restituição do IRPF

Alguns gastos citados no IPTU São Paulo

Além disso, o prefeito falou mais sobre a questão da coleta, e principalmente varrição das ruas da região. Ao todo, o político relatou um gasto de R$ 2 bilhões por ano, seno que destes, R$ 1 bilhão sai de cada área. Apesar de ainda não termos uma definição fixa do valor e de como a taxa será cobrada, já sabemos que a ideia da mesma é vir junto coma conta de água.

O mesmo falou um pouco mais a respeito, dizendo que: “é muito importante cuidar da questão do lixo, e essa ecotaxa vai para todas as residências”. Lembrando que o projeto deverá impactar o IPTU São Paulo apenas, e não de outras regiões.

Veja mais: Governo propõe taxação de empresas do Simples Nacional

A proposta do IPTU São Paulo

Segundo o prefeito da cidade, a proposta que está sendo feita pelo governo do estado soente atualizará os valores venais de imóveis da capital paulista. Ou seja, região do ABC e as demais que são ligadas não serão impactadas pela alteração dos valores de impostos.

E além disso, também não aumentará as alíquotas do percentual que deverá ser utilizado na hora de fazerem o cálculo do novo IPTU São Paulo. Agora, resta saber quando que de fato julgarão o mesmo, e quais serão os valores apresentados na proposta.

Continue lendo: Aberto o pagamento do terceiro lote do IRPF

Quando será julgado?

A proposta do acréscimo do IPTU São Paulo e também da nova taxa de lixo ainda não tem uma data específica para serem julgadas. Na verdade, estas sequer foram apresentadas de maneira oficial pelo prefeito da cidade.

O mesmo apenas trouxe a público, verbalmente, a informação do que pode e deve acontecer no futuro próximo. Ricardo deverá oficializar a proposta nesta semana, e só a partir disso deveremos ter uma nova data, para sabermos quando o mesmo será julgado, e também seu resultado.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui