quarta-feira, julho 6, 2022

IPVA 2022 AP oferece descontos de até 20%; confira datas

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos principais tributos cobrados no Brasil. O mesmo é exigido pelo Governo Federal durante todos os anos, geralmente cobrado nos primeiros meses. E disso, ele cai sobre automóveis registrados em todos os estados brasileiros.

Mas, apesar disso, ainda é considerado um imposto de âmbito federal, e não estadual. Disso, diversas regiões já começaram a se programar a respeito do mesmo. Tudo para poderem informar aos participantes as quantias que precisam pagar, e também as datas. Então, no estado do Amapá, isso não poderia ser diferente, com o IPVA 2022 AP.

IPVA 2022
IPVA 2022 AP oferece descontos de até 20%; confira datas

Leia mais Sobre o IPVA: IPVA 2022 SP poderá ser parcelado em até 5 vezes

 

Calendário do IPVA 2022 AP

O DETRAN da região do Amapá divulgou nessa semana o calendário oficial do IPVA 2022 AP. Confira abaixo todas as datas oficiais:

  1. Primeiramente, para quem pretende pagar o imposto em cota única, o pagamento deve ser feito até o dia 15 de março de 2022
  2. Posteriormente, para a segunda e terceira cota, os pagamentos têm que ser feitos até 15 de abril e 16 de maio, respectivamente
  3. Disso, a terceira e quarta cota estão previstas para os dias 15 de junho e 15 de julho, decerto
  4. E por fim, a sexta e última cota deverá ser quitada até o dia 15 de agosto

Continue acompanhando: IPVA 2022 deve subir e pesar no bolso dos brasileiros

Pagamento e parcelamento do IPVA 2022 AP

Vale a pena lembrar que existem algumas informações diferentes relacionadas ao IPVA 2022 AP. Como por exemplo, em todas as regiões do Brasil é possível efetuar o pagamento do tributo de modo a vista, por meio da cota única.

Entretanto, também pode efetuar o parcelamento da dívida, caso prefira e seja mais fácil para você. A maioria das regiões brasileiras efetua o parcelamento do mesmo em até três vezes. Entretanto, esse não é o caso do Amapá, que é um dos poucos locais em todo o Brasil que possui seis parcelas.

E disso, você pode estar efetuando o pagamento do mesmo em qualquer agência bancária da região. Unidades das lotéricas da Caixa Econômica Federal também aceitam o mesmo. Disso, ainda tem a opção da internet banking, em seu aparelho celular. Basta acessar o aplicativo de seu banco de preferência.

Existem algumas regiões brasileiras que oferecem até mesmo o pagamento por meio de cartão de crédito. Mas, esse não é o caso do estado do Amapá, com o IPVA 2022 AP. Lembre-se de efetuar o pagamento na data certa para não sofrer com nenhum juro.

Veja também: IPVA 2022 RS deve ficar em média 22% mais caro

Como gerar o seu tributo?

Caso você tenha interesse em gerar o seu IPVA 2022 AP, saiba que o mesmo já está disponível para os consumidores que possuam seus próprios automóveis registrados em seus nomes, na região. Para acessar o mesmo, é preciso entrar no site oficial do DETRAN do Amapá.

Disso, logo na tela inicial, terá a opção de IPVA na página. Clique na mesma, e digite alguns dados pessoais de seu automóvel. Como por exemplo a placa do mesmo, ou até mesmo o seu RENAVAM. Feito isso, basta apertar em gerar, que o boleto ou guia de pagamento será criado automaticamente. Imprima o mesmo e efetue o pagamento.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui