terça-feira, maio 17, 2022

IPVA 2022 DF: Veículos elétricos e híbridos serão isentos no DF

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos principais impostos que são cobrados no Brasil, anualmente. O mesmo geralmente fica disponível para pagamentos a partir de janeiro. Mas, existem estados no país que disponibilizam o mesmo somente alguns meses à frente.

E apesar de ser um tributo estadual, o mesmo é repassado para o Governo Federal, por meio dos órgãos de trânsito das regiões, como o DETRAN. E então, diversas melhorias já são promovidas. Disso, muitos estados já estão começando a se preparar para o mesmo, com o Distrito Federal em destaque, com o IPVA 2022 DF.

IPVA 2022 DF: Veículos elétricos e híbridos serão isentos no DF

Pagamento do IPVA 2022 DF

Vale a pena lembrar que durante todos os anos, o DETRAN das regiões costumava enviar o tributo para a residência dos proprietários de automóveis. Entretanto, isso mudou para o ano de 2022, para todos os estados. Agora, os donos dos carros precisam entrar no site oficial do DETRAN para solicitar o mesmo. Para tal, basta ter em mãos os seus dados pessoais, a placa do veículo, e também o RENAVAM do mesmo.

Disso, você terá algumas opções diferentes com relação ao pagamento do IPVA 2022 DF que será gerado. A primeira elas é efetuar o pagamento a vista, em cota única. Já a segunda é o parcelamento da mesma, em até três vezes. Somente após o pagamento do IPVA, o proprietário pode obter o Licenciamento DF.

Vale a pena lembrar que caso você escolha a alternativa de quitar o IPVA 2022 DF, poderá gozar de um bom desconto, que pode chegar até a casa dos 10%. Entretanto, para os que parcelarem, saiba que não poderá aproveitar da redução dos valores. Disso, o boleto pode ser pago em qualquer banco da região, ou até mesmo por internet banking. Além disso, ainda pode comparecer em uma unidade qualquer da lotérica da Caixa Econômica Federal. Se pagar em atraso ainda pode sofrer com juros.

Calendário IPVA 2022 DF

Apesar disso, o calendário oficial do IPVA 2022 DF ainda não foi divulgado. Nem pelo Governo do Estado da região, quanto também pelo DETRAN. Disso, é necessário esperar um comunicado oficial de uma das duas entidades, para saber mais. Aconselhamos acompanhar as redes sociais para tal.

Ou ao menos, tentar imprimir o seu boleto do imposto diariamente, no site oficial do órgão de trânsito. Até porque, dentro do mesmo, ficará disponibilizado quais serão as datas disponíveis. Lembrando que elas variam muito da placa automóvel, além de também o ano, a marca e o modelo do mesmo.

Isenção do tributo

Além disso, o Governo do Estado de Distrito Federal também informou que existirão alguns casos de isenção do IPVA 2022 DF. Nessa quarta-feira (28 de dezembro), foi sancionada uma lei que está isentando o imposto sobre carros elétricos e híbridos. E segundo a entidade estadual, tal atitude foi feita para promover a aquisição de carros elétricos e híbridos.

Principalmente porque eles são considerados bem menos poluentes, quando comparados aos convencionais, movidos por combustíveis fósseis. Ou seja, gasolina, diesel, e até mesmo o álcool, para modelos flex. Portanto, se você tem um desses, não precisa fazer nada, nem mesmo gerar o seu boleto ou qualquer coisa do tipo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile