segunda-feira, maio 13, 2024

IPVA 2022 RS » Calendário, Pagamento, Valor e Consulta

O IPVA 2022 RS é apenas um dos três impostos veiculares que são cobrados no estado do Rio Grande do Sul. Tal sigla vem do nome Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. E além desse, há também o Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), e o licenciamento RS 2022.

Lembrando que os três são tarifas cobradas anualmente pelo Governo do Estado, e também pelo órgão de trânsito oficial da região, o DETRAN. Neste artigo, estaremos separando algumas informações muito importante a respeito do assunto. Essas que foram divulgadas pela própria entidade. Como por exemplo, o valor do tributo, como consultar, a tabela, e muitos outros dados.

Consulta IPVA 2022 RS

Caso você tenha interesse em efetuar sua consulta ao IPVA 2022 RS, o procedimento para tal é muito simples. Confira abaixo o passo que elaboramos para facilitar sua vida:

  1. Primeiramente, entre no site oficial do DETRAN do Rio Grande do Sul. O mesmo está disponível no endereço eletrônico https://pcsdetran.rs.gov.br/
  2. Posteriormente, vá para o menu de veículos. E então, clique em consulta de veículos
  3. Efetue um pequeno cadastro na plataforma do Governo Federal. Caso já tenha um login do gov.br, utilize o mesmo
  4. Disso, a consulta ficará disponibilizada logo na próxima página

✅ Aproveite para conferir também como funciona o pagamento do IPVA em outros estados:

Valor do IPVA 2022 RS

Agora com relação aos valores do IPVA 2022 RS, diferentemente de muitas regiões do Brasil, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e o DETRAN, ainda não divulgaram tais números. É muito provável que uma nova informação seja liberada para o público em breve. Portanto, aconselhamos que cheque o portal da entidade de trânsito semanalmente.

Até porque, de acordo com a mesma, os valores deverão variar muito do tipo de automóvel, marca, modelo e até mesmo ano de fabricação. Sem falar que multas e outras pendências financeiras também devem contribuir diretamente para uma quantia muito maior. Disso, lembre-se que pagar a vista pode lhe dar um desconto de até 20%.

Tabela IPVA 2022 RS

Com relação a tabela do IPVA 2022 RS, o DETRAN do Rio Grande do Sul também já informou o calendário de datas. Confira abaixo todas essas informações:

  1. Primeiramente, aqueles que têm placas terminadas em 1, 2 e 3 devem pagar o tributo até 30 de abril
  2. Posteriormente, placas encerradas em 4, 5 e 6 têm até o dia 31 de maio para quitar a dívida
  3. Disso, placas terminadas em 7 e 8 devem pagar o tributo até 30 de junho
  4. E por fim, placas encerradas em 9 e 0 têm até o dia 31 de julho para quitar a dívida

Pagamento 2022 RS

Com relação ao pagamento do IPVA 2022 RS, o procedimento se mantém padrão ao dos últimos anos. Ou seja, uma correspondência com a fatura é enviada até a sua residência. E disso, basta você efetuar o pagamento do boleto em um dos bancos que são aceitos pelo DETRAN, decerto.

Esses são o Santander, o SICREDI, o Banrisul, o Banco do Brasil e o Bradesco. Lembrando que pelo Banrisul ainda é possível efetuar um parcelamento de tal tributo em até cinco vezes, eventualmente.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui