segunda-feira, outubro 25, 2021

IPVA 2022 trará aumento de imposto em todos os estados brasileiros

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos principais impostos que são cobrados no Brasil. O mesmo incide sobre a propriedade de veículos, e é cobrado em todos os estados brasileiros. Geralmente, é tributado para os proprietários uma vez por ano, sempre no começo de cada ano.

E uma informação muito importante que foi divulgada pelo Governo Federal, é que todos os IPVA 2022 deverão sofrer uma correção. Ou seja, mais uma vez os brasileiros terão um aumento de tributação. Principalmente por conta do período difícil que o setor automotivo vem enfrentando ultimamente.

IPVA 2022 tem novo aumento previsto

Apesar de ser de âmbito estadual, o aumento na taxação do IPVA 2022 foi algo anunciado pelo Governo Federal, recentemente. A principal justificativa para o acréscimo no imposto acontece por causa do aumento considerável no preço dos carros. Isso, segundo a Secretaria da Fazenda, utiliza base de valores praticados pelo varejo, para poder efetuar o cálculo.

IPVA 2022
IPVA 2022 trará aumento de imposto em todos os estados brasileiros

Apesar disso, ainda não foi afirmado o quanto deveremos ter de acréscimo. A divulgação dos calendários e também das estimativas devem sair apenas no mês de dezembro. Isso após informar quais foram todos os valores venais do ano.

Aumento de alíquotas fixas no IPVA 2022

Apesar de não sabermos o quanto boa parte das regiões do Brasil devem adotar de acréscimo IPVA 2022, nós já temos algumas informações referentes ao estado de São Paulo. Estas são com relação as alíquotas fixas.

Ao que tudo indicam, estas deverão ficar na casa dos 4%, e serão válidas somente para proprietários de veículos movidos a gasolina ou flex. Já aqueles que compraram automóveis que utilizam exclusivamente etanol, antes de 15 de janeiro de 2021, pagarão somente 3%. Caso a compra tenha sido efetuada após esta data, será fixado nos mesmos 4%.

Descontos e parcelamentos do IPVA 2022

Geralmente, os DETRAN de diversos estados costumam oferecer bons descontos no IPVA 2022. Isso para aqueles que cumpram o pagamento integral, de maneira antecipada. E geralmente, para estes casos, o desconto é de 5%. Entretanto, existem alguns programas estaduais que também promovem alguns descontos com base em notas fiscais que solicitem de estabelecimento em seus nomes.

Este é o caso do Rio Grande do Sul, com o programa Bom Cidadão. Além disso, a tributação também pode ser parcelada em até três vezes diferentes, para quem alegar que não consegue efetuar o pagamento integral do imposto.

Punições e multas para atrasos

Existem algumas pessoas, entretanto, que não conseguem efetuar o pagamento do IPVA 2022, ou que simplesmente esquecem. Nestes casos, sofrerão com uma pequena multa em cima do tributo. Esta deverá ser de 0,334% ao dia, sobre o valor total do imposto não pago.

Mas, não se preocupe, pois há um limite máximo de juros, que está estabelecido em 20%. E depois de 60 dias em atraso, o débito do titular do automóvel sofrerá um acréscimo de mais de 5%. Disso, para questões referentes a cadastros de veículos, licenciamentos e até mesmo multas de trânsito pendentes, o contato precisará ser feito diretamente por meio do DETRAN e do CRVA.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui