sexta-feira, dezembro 3, 2021

IPVA PR 2022 vai oferecer opção de pagamento por cartão de crédito

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos principais tributos cobrados no Brasil. O mesmo é um imposto estadual, e é cobrado por todo o país, sempre no começo do ano. No estado do Paraná agora existe uma grande exclusividade a respeito da cobrança.

Agora, todos aqueles que precisam quitar suas pendências com o governo estadual poderão efetuar a quitação do IPVA PR 2022 por meio de um cartão de crédito. Algo que até agora não era possível, tendo poucos métodos de pagamento do mesmo. Abaixo, falaremos um pouco mais a respeito do assunto.

ipva 2022
ipva 2022

Novidade no IPVA PR 2022 é anunciada

Ainda no começo desta semana, mais precisamente na segunda-feira (25 de outubro), o Governo do Estado do Paraná anunciou uma nova exclusividade para o IPVA PR 2022. Esse agora é que o tributo poderá ser pago por meio de um cartão de crédito.

Sendo que até esse ano de 2021, o pagamento só poderia ser feito por meio de um boleto bancário. O Diário Oficial da União (DOU) deverá registrar o editar já nos próximos dias. E disso, tal normal deverá começar a valer em 2022. Disso, já no próximo ano poderão gozar do novo método de pagamento.

Pagamentos online do IPVA PR 2022

Vale a pena lembrar ainda que o Governo do Estado do Paraná também confirmou que será feito um credenciamento de diversas instituições financeiras. Essas com serviços online para recebimento dos pagamentos eletrônicos, sob a nova modalidade. A princípio, tais pagamentos serão liberados pelo período de um ano, ainda com a possibilidade de uma prorrogação.

Basicamente servirá como um teste, promovido pelo estado do Paraná. Disso, as regras do uso do cartão de crédito para pagar o IPVA PR 2022 é emitir o comprovante de pagamento ao dono do veículo. Isso por meio da instituição credenciada.

Emissão do IPVA PR 2022 deverá ter o mesmo procedimento

O Governo do Estado do Paraná ainda falou mais a respeito de como as guias do IPVA PR 2022 devem ser emitidas a partir do próximo ano. Disso, a entidade estadual afirmou que as guias deverão continuar a serem emitidas pela internet, por meio do site oficial da Fazenda.

E disso, que nenhum contribuinte que esteja cadastro neste tipo de pagamento pelo cartão de crédito deverá seguir recebendo boletos ou qualquer outro tipo de correspondência em suas residências. Disso, se isso acontecer, pode desconsiderar o ocorrido.

Condições deverão continuar normalmente

Apesar do novo método de pagamento do IPVA PR 2022, com a utilização de um cartão de crédito, as condições normais de pagamento deverão seguir normais. Ou seja, caso opte por fazer o pagamento em uma única vez, apesar de jogar a quitação para alguns dias, ainda deve poder gozar de um bom desconto no IPVA.

Basta verificar com o órgão do estado para saber qual é o melhor preço disponível para você. Além disso, também poderá seguir com o parcelamento normal do tributo. Lembrando que o mesmo pode ser parcelado em até três vezes, no máximo, para os primeiros três meses do ano, para te dar uma maior flexibilidade de pagamento.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui