quinta-feira, abril 8, 2021

IPVA RS: Vencem nesta semana imposto para placas com final 2, 3 e 4

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto cobrado no Brasil. O mesmo serve para legalizar toda frota de veículos que circulam nas ruas, e é cobrado em cada estado. No caso do IPVA RS, ele é feito com base apenas nos automóveis que são registrados no Rio Grande do Sul.

Vale a pena lembrar que o mesmo sempre é cobrado no começo do ano, podendo ser dividido em até três parcelas. Entretanto, para este ano de 2021, ocorreram algumas mudanças, por conta da pandemia do Covid-19. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito disso.

ipva rs

Novos vencimentos do IPVA RS nesta semana

Desde a primeira semana de abril, as parcelas do IPVA RS já começaram a ser cobradas pelos governos estaduais. Isso depois de quase três meses de prorrogação, por conta da pandemia do Covid-19. Até porque, muitas famílias estavam incapacitadas de pagarem contas, devido à grande perda financeira que estão tendo desde o ano passado.

Começando da última segunda-feira (5 de abril), todas os automóveis com placas finais 2 devem seguir o procedimento de pagamento do tributo. Na quarta-feira (7), é a vez das placas finais 3 de terem que pagar o valor.

Já para os veículos de placa final quatro, a data fica para a sexta-feira desta semana. As de número cinco, seis e sete ficarão para a semana que vem. Mais precisamente, nos dias 9, 12 e 14 de abril, respectivamente. Já as placas finais em oito, nove e zero, serão jogadas para duas semanas depois desta, nos dias 19, 23 e 26 de abril. Lembre-se de anotar estas datas, para que você não perca o dia de quitação de contas. Caso contrário, poderá sofrer com uma multa, ou até mesmo ter o seu automóvel apreendido, em casos mais extremos, claro.

Pagamento do IPVA RS

Por conta do Covid-19, o governo do Rio Grande do Sul precisou afrouxar as rédeas quanto aos meios de pagamento. Agora, para evitar aglomerações presenciais, é possível pagar seu IPVA RS por meio dos aplicativos dos bancos, e até mesmo via home banking, na internet.

As instituições bancárias que são aceitas no momento são o Banrisul, o Bradesco, o Santander, o Sicredi e o Banco do Brasil. Lembrando que é possível também ir até uma lotérica da Caixa Econômica Federal, para pagar seu tributo. Isso claro, caso você não queira fazer esta operação pela internet.

Descontos no IPVA RS

Se você deseja ter alguns descontos no IPVA RS, existem alguns programas que oferecem isso. Estes são o Bom Motorista e o Bom Cidadão, por exemplo. O primeiro poderá ter uma redução de até 15% do valor total do tributo. Mas, claro, desde que não tenha recebido nenhuma multa nos últimos três anos.

Para dois anos, o desconto é de 10%, e para um ano sem infrações, 5%. Já no Bom Cidadão, para quem está inscrito no programa Nota Fiscal Gaúcha, poderá ter até 5% de desconto para quem acumulou pelo menos 150 notas fiscais com o CPF. Já quem tem de 100 a 149 notas, poderá gozar de 3%. E de 51 a 99 notas fiscais, apenas 1%.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui