quinta-feira, setembro 23, 2021

IPVA RS: últimos dias para garantir desconto de até 20,8%

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma taxa obrigatória, para todos aqueles que possuam um automóvel em seus nomes. Ele é cobrado anualmente, sempre no começo de cada ano. Entretanto, em 2021, por conta da pandemia do Covid-19, houveram muitas modificações.

Tanto em datas, como também em valores, parcelas e descontos especiais. Pensando nisso, no caso do IPVA RS, destinado para o estado do Rio Grande do Sul, é possível conseguir um grande desconto, de até 20%. Dito isso, neste artigo, estaremos falando um pouco mais sobre este assunto, e o que você precisa fazer.

IPVA RS

O desconto no IPVA RS

Só poderão participar do programa de descontos do IPVA RS aqueles que efetuarem o pagamento antecipado até o último dia do mês. Ou seja, terá que quitar a pendência até 31 de março. Disso, já pode obter 1% a menos do valor total, por pagar em dia. Sem falar nos demais 15%, que são ofertados pelo programa Bom Motorista. Desde que, claro, você tenha pelo menos três anos sem infrações de trânsito. O Bom Cidadão também dá mais 5% para quem tiver 150 ou mais notas fiscais, de qualquer compra, em seu CPF. Há também uma possibilidade para parcelamentos.

Esta, no caso, é para quem optou por fazer a divisão do IPVA RS em até três vezes. E que, caro, tenha efetuado o pagamento das duas primeiras, referentes aos meses de janeiro e fevereiro, sem nenhum atraso. E caso pague a terceira e final parcela até o dia 31, também gozará de mais 1% de desconto, em cima do valor total do imposto.

Lembrando que não fazer a quitação desta taxa pode ser extremamente prejudicial para você. Isso porque, receberá uma multa bem grande, por tal, além de também poder ter seu veículo apreendido. Claro que este em uma medida mais grave.

Veja também: IPVA PR 2021 tem datas de pagamento alteradas; confira novo calendário

Onde pagar seu imposto automotivo

Por conta da pandemia do Covid-19, que permanece ativa no Brasil, muitos bancos acabaram oferecendo seus serviços para a quitação do IPVA RS. Portanto, agora, poderá fazer a quitação de sua dívida fazendo o pagamento do IPVA RS Online. Isso em instituições bancárias como o Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. Sem a necessidade precisar sair de sua própria residência, para tal.

Além disso, caso não tiver medo, pode ir até uma agência do Banco do Brasil, ou até mesmo lotérica da Caixa Econômica Federal. Se ainda preferir, a opção de boleto bancário está disponível, para que você possa digitar o código no aplicativo de seu banco preferido.

Vencimento do IPVA RS

Apesar de já estar disponível para pagamento desde o começo do ano, o IPVA RS adotou uma medida de vencimento dos prazos diferentes para este ano. Principalmente, claro, por conta da pandemia do Covid-19, que atrapalhou muitas famílias. Disso, o vencimento por placas já começa a partir deste mês de abril.

Isso significa que os contribuintes agora não poderão mais contar com os descontos por antecipação. E quem efetuou seu parcelamento, terá que começar a pagar a primeira parcela, de imediato. Portanto, se este é seu caso, tenha a certeza de que possui todas suas faturas em mãos.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui