Início Impostos IR 2021: Começa última semana para entrega da declaração

IR 2021: Começa última semana para entrega da declaração

0
169
ir 2021

A declaração do IR 2021 é uma movimentação anual, exigida pela Receita Federal. Fazer a sua declaração do imposto de renda é a mesma coisa que prestar contas de tudo que você ganhou, ou obteve de rendimentos no último ano, para o Governo Federal.

Por conta da pandemia do Covid-19, o mesmo governo prorrogou o prazo final para enviar a declaração, para a população. Havia a expectativa de que isso pudesse acontecer de novo, entretanto, o presidente da república, Jair Bolsonaro, negou o pedido. Com isso, toda a população só tem mais uma semana para poder enviar o documento.

ir 2021

Prazo para poder enviar o IR 2021

Se você tem interesse em enviar a declaração de seu IR 2021, saiba que só terá até o último dia deste mês de maio para tal. Ou seja, sendo mais preciso, até o dia 31, daqui dez dias. Originalmente, o documento poderia ser enviado para a Receita Federal a partir de 1º de março, indo até 30 de abril.

Entretanto, a pandemia do Covid-19 dificultou bastante a vida de diversas pessoas, especialmente por conta de não conseguirem ir até um banco ou suas empresas para obterem seus informes de rendimento. E disso, a necessidade de prorrogar o prazo foi criada.

Quem precisa declarar o IR 2021

Para saber se você precisa declarar ou não o IR 2021 é bastante simples. Na verdade, são pequenos grupos que foram separados pela Receita Federal. Como por exemplo, aqueles que receberam mais de R$ 28.559,70 como renda tributável, no último ano. Disso entenda-se salários, aposentadorias ou até mesmo aluguéis.

Além disso, quem teve mais de R$ 40 mil em rendimentos também precisa efetuar a declaração. Estas se encaixam indenizações trabalhistas, saque de FGTS ou até mesmo rendimentos em poupanças. Se tiver qualquer um desses como recebido em 2020, e ultrapasse o valor estipulado, precisará efetuar a declaração.

Devolução do auxílio emergencial no IR 2021

Saiba que se você está em um dos dois grupos que citamos acima, e ainda recebeu o auxílio emergencial, temos péssimas notícias para você. No caso, terá que efetuar a devolução do benefício do valor total que foi recebido durante o último ano.

Isso porque, o programa social era destinado para pessoas que realmente estavam em necessidade desta quantia. E para quem está neste caso, subentende-se que o depósito do projeto não era assim tão necessário para a sobrevivência, quanto é para os outros.

Onde fazer sua declaração

Se você está no grupo que precisa fazer a declaração do IR 2021, mas não sabe como, não se preocupe. Você poderá encontrar o programa do Imposto de Renda 2021 no site oficial da Receita Federal. Tudo que precisará é de um cadastro para poder enviar seus dados, na hora que tiver preenchido seu documento.

Lembrando que ainda no site da Receita você poderá baixar um modelo de declaração pré-preenchido. Este é muito útil para quem não sabe o que preencher na hora, ou que esteja efetuando sua primeira declaração. Deste modo, só precisará substituir alguns poucos dados seus, na hora que for preencher tudo em seu computador.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui