A declaração do IR 2021 é uma movimentação anual, exigida pela Receita Federal. Fazer a sua declaração do imposto de renda é a mesma coisa que prestar contas de tudo que você ganhou, ou obteve de rendimentos no último ano, para o Governo Federal.
Por conta da pandemia do Covid-19, o mesmo governo prorrogou o prazo final para enviar a declaração, para a população. Havia a expectativa de que isso pudesse acontecer de novo, entretanto, o presidente da república, Jair Bolsonaro, negou o pedido. Com isso, toda a população só tem mais uma semana para poder enviar o documento.
Prazo para poder enviar o IR 2021
Se você tem interesse em enviar a declaração de seu IR 2021, saiba que só terá até o último dia deste mês de maio para tal. Ou seja, sendo mais preciso, até o dia 31, daqui dez dias. Originalmente, o documento poderia ser enviado para a Receita Federal a partir de 1º de março, indo até 30 de abril.
Entretanto, a pandemia do Covid-19 dificultou bastante a vida de diversas pessoas, especialmente por conta de não conseguirem ir até um banco ou suas empresas para obterem seus informes de rendimento. E disso, a necessidade de prorrogar o prazo foi criada.
Quem precisa declarar o IR 2021
Para saber se você precisa declarar ou não o IR 2021 é bastante simples. Na verdade, são pequenos grupos que foram separados pela Receita Federal. Como por exemplo, aqueles que receberam mais de R$ 28.559,70 como renda tributável, no último ano. Disso entenda-se salários, aposentadorias ou até mesmo aluguéis.
Além disso, quem teve mais de R$ 40 mil em rendimentos também precisa efetuar a declaração. Estas se encaixam indenizações trabalhistas, saque de FGTS ou até mesmo rendimentos em poupanças. Se tiver qualquer um desses como recebido em 2020, e ultrapasse o valor estipulado, precisará efetuar a declaração.
Devolução do auxílio emergencial no IR 2021
Saiba que se você está em um dos dois grupos que citamos acima, e ainda recebeu o auxílio emergencial, temos péssimas notícias para você. No caso, terá que efetuar a devolução do benefício do valor total que foi recebido durante o último ano.
Isso porque, o programa social era destinado para pessoas que realmente estavam em necessidade desta quantia. E para quem está neste caso, subentende-se que o depósito do projeto não era assim tão necessário para a sobrevivência, quanto é para os outros.
Onde fazer sua declaração
Se você está no grupo que precisa fazer a declaração do IR 2021, mas não sabe como, não se preocupe. Você poderá encontrar o programa do Imposto de Renda 2021 no site oficial da Receita Federal. Tudo que precisará é de um cadastro para poder enviar seus dados, na hora que tiver preenchido seu documento.
Lembrando que ainda no site da Receita você poderá baixar um modelo de declaração pré-preenchido. Este é muito útil para quem não sabe o que preencher na hora, ou que esteja efetuando sua primeira declaração. Deste modo, só precisará substituir alguns poucos dados seus, na hora que for preencher tudo em seu computador.