sábado, junho 19, 2021

IRPF 2021: Aposentados já podem solicitar informe de rendimentos

Chega o começo do ano e retornam as preocupações dos aposentados quanto a declaração do IRPF 2021. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se manifestou nesta semana, anunciando que as consultas do informe de rendimentos do ano-2020 já estão disponíveis. Lembrando que este é um dos principais documentos, necessários para que possa mostrar ao Governo Federal quais foram seus rendimentos durante todo o ano.

Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações importantes sobre o assunto. Desde sobre como funciona melhor o programa, a principalmente como você pode se inscrever. Considerando, claro, que precise declarar seus impostos.

Para que serve o informe de rendimentos no IRPF 2021?

Para declarar o seu IRPF 2021 à Receita Federal, é necessário que tenha em mãos o informe de rendimentos sobre o último ano. Este documento serve para ver quanto a pessoa pagou de impostos na fonte, nos últimos doze meses. E também, quanto contribuiu para o INSS, mediante ao salário e todas as rendas que possui.

Isso sem falar que ainda pode conter gastos com plano de saúde coletivos e realizar aportes no plano de previdência da empresa. O mesmo é entregue pelas empresas, bastando solicitar o seu ao RH da mesma.

Prazo para obter os informes de rendimentos

Documento necessário para prestar contas do IRPF 2021, o informe de rendimentos possui uma data limite para ser obtido pelas pessoas. Na verdade, você só poderá obtê-lo até o dia 26 de fevereiro. Lembrando que as empresas e até mesmo instituições bancárias são obrigadas, por lei, a informar seus rendimentos aos empregados, e até mesmo clientes.

Você terá que entrar em contato com o departamento de recursos humanos da sua companhia, para tal. No caso dos bancos, os mesmos costumam disponibilizar este documento em seus sites oficiais. Aconselhamos que, neste caso, consulte seu banco de preferência para saber como acessá-lo.

Como consultar seu informe de rendimentos IRPF 2021

Caso tenha apenas o interesse de consultar seu informe de rendimentos para o IRPF 2021, é bastante simples. Abaixo, separamos um passo a passo com todas as instruções, para te ajudar com isso:

  1. Primeiramente, vá até o site oficial do Meu INSS
  2. Posteriormente, terá que fazer seu login, utilizando os dados de acesso. Caso não tenha se registrado, poderá se cadastrar na hora, preenchendo todas as suas informações pessoais, conforme seja solicitado
  3. Disso, já no menu dentro da plataforma, clique no botão de extrato de imposto de renda
  4. Agora, selecione o ano e a razão
  5. Na próxima tela já terá o extrato do mesmo disponível. Aperta em baixar para ter o arquivo em PDF gerado em seu computador

Quais são suas outras alternativas?

Lembrando que o site do Meu INSS não é sua única opção para retirar seu informe de rendimentos do IRPF 2021. Na verdade, também é possível fazer isso por meio do aplicativo do mesmo.

Vale a pena dizer que este está disponível tanto para aparelhos Android, como também iOS. Basta acessar a loja virtual de aplicativos de seu aparelho celular, e efetuar o download. Disso, acesse o sistema com os dados que acabou de cadastrar.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui