quinta-feira, outubro 28, 2021

IRPF 2021: Começa prazo de entrega da declaração

O IRPF 2021 já está disponível para começar a ser declarado. Isso porque, a Receita Federal liberou nesta segunda-feira (1º de março) seu programa para download. E também, que o mesmo permita o envio de toda a documentação para o acerto de contas. Lembrando que tudo pode ser encontrado no site oficial da entidade.

Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações importantes sobre este tema. Desde como você poderá estar efetuando o preenchimento de sua declaração, a também como poderá enviar a mesma. Isso sem falar em cálculos de taxas, e qual é a data limite para o envio.

IRPF 2021
IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019

Prazo máximo e multa no atraso do IRPF 2021

Na última semana, a Receita Federal já havia liberado o programa do IRPF 2021. Entretanto, ainda não era possível enviar a declaração. Apenas já ir preenchendo a mesma, e deixar salva no sistema, para quando fosse oficialmente liberado o envio. Agora, as declarações já podem ser enviadas, e disso, possuem uma data limite para tal: até o dia 30 de abril.

Ou seja, toda a população tem cerca de dois meses para fazer isso. E quem atrasar e enviar todos os comprovantes depois deste prazo, terá que pagar uma multa. A mesma gira em torno dos R$ 165,74.

Como enviar a sua declaração do IRPF 2021

Caso esteja procurando mais informações sobre como enviar sua declaração do IRPF 2021, separamos abaixo um passo a passo, para você, com o procedimento. Siga:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial da Receita Federal, e então, vá ao menu de centrais de conteúdo
  2. Posteriormente, dirija-se até a opção de downloads, programas geradores de declaração, e então, baixe a versão mais recente do programa de declaração do imposto de renda
  3. Agora, basta instalar o mesmo. Feito isso, acesse o programa e utilize seus dados cadastrais para poder acessar o sistema
  4. Então, será necessário preencher todos os dados para a declaração, seja no modelo completo ou no simplificado. Tais como o valor final a ser declarado, deduções, sua restituição, pagamento de impostos, retificação, ganhos, MEI (em caso de freelancers), aluguel, conta corrente e poupança, comprovantes, dados adicionais e muitos outros.
  5. Lembrando que é preciso também anexar o seu informe de rendimentos. Este pode ser adquirido por meio de sua empresa empregatícia, ou também, pelo seu próprio banco. Eles são obrigados a lhe fornecer este documento, portanto, lembre-se disso.

Novas regras para a declaração do IRPF 2021

Além das normas costumeiras para a declaração do Imposto de Renda, o IRPF 2021 possui algumas novidades peculiares. Como por exemplo, rendimentos em criptomoedas, ou seja, as moedas digitais, também devem estar presentes em suas declarações. Além disso, o auxílio emergencial, que foi distribuído pelo governo em 2020, também.

Este apenas para aqueles que tiveram rendimentos superiores a R$ 22.847,76. Se este for o seu caso, terá que efetuar a devolução de todo o valor recebido no programa social. Então, já tenha ciência de solicitar seu boleto para a entidade. Se você já tiver feito a devolução, de boa vontade, não precisará estar fazendo isso pela segunda vez.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui