sábado, julho 24, 2021

IRPF 2021: Quem pode ser incluído como dependente?

A declaração do IRPF 2021 já está disponível para ser entregue à Receita Federal. Na verdade, a entidade do Governo Federal liberou sua plataforma no dia 1º de março. E disso, toda a população brasileira terá até o dia 30 de abril para fazer sua prestação de conta. Para esta declaração de 2021, as pessoas poderão incluir pessoas que mantiveram relação de dependência, no ano-calendário de 2020.

Com isso dito, separamos neste artigo algumas informações a respeito do assunto. Principalmente com quem você pode incluir como dependente em sua declaração, caso tenha alguma dúvida a respeito. Sem falar também no valor máximo permitido na dedução de cada dependente.

IRPF 2021

Dedução de dependentes para o IRPF 2021

Caso tenha dependentes em comum com outra pessoa, como é o caso de casais com filhos, as declarações do IRPF 2021 devem ter tais dependentes informados em apenas uma delas. Sem falar que o valor que será aceito para uma eventual dedução, por cada um que seja declarado como dependente, é de R$ 2.275,08. Portanto, basta pegar este valor e multiplicar pelo número de pessoas que você cadastrar em sua declaração.

Quem pode ser declarado como dependente no IRPF 2021

Caso tenha dúvidas de quem pode ser declarado como eu dependente no IRPF 2021, não se preocupe com isso. Abaixo separamos uma lista com todos os casos que são aceitos pela Receita Federal. Segue:

  1. Primeiramente, pessoas incapazes, nas quais o contribuinte seja tutor, curador ou responsável legal pela mesma
  2. Posteriormente, filhos ou enteados de até 21 anos de idade. Podem ser de qualquer idade desde que sejam incapacitados fisicamente ou mentalmente, para atividades trabalhistas
  3. Filhos ou enteados de até 24 anos de idade, caso ainda estejam cursando o ensino superior, ou uma instituição técnica de segundo grau
  4. Companheiro no qual o contribuinte tenha um filho, ou que viva junto há mais de 5 anos
  5. Pais, avós e bisavós que em 2020 receberam rendimentos tributáveis, ou não, de até R$ 22.847,76, também podem ser deduzidos o IRPF 2021
  6. Menor de idade de até 21 anos que esteja em situação de pobreza, e que o contribuinte crie, eduque e que tenha guarda judicial sobre o mesmo
  7. Irmão, neto ou bisneto sem arrimo dos pais, com até 21 anos, que sejam incapacitados fisicamente ou mentalmente para trabalhar. E disso, contribuintes precisam ter sua guarda judicial. O mesmo também vale para até os de 24 anos, que estejam cursando o ensino superior ou uma escola técnica. Desde que o contribuinte tenha sua guarda judicial até os 21.

Veja também: Imposto federal no diesel terá efeito mínimo no valor final do combustível

Como incluir os dependentes da declaração do IRPF?

Na hora em que estiver fazendo o preenchimento de sua declaração do IRPF 2021, basta localizar a aba dependentes, em sua ficha. Disso, terá que informar seu nome completo, CPF, data de nascimento, entre outros dados pessoais.

Feito isso, na hora de declarar os valores, poderá deduzir as quantias dos mesmos. Isso claro, se atender todas as exigências que listamos cima, e que também possa comprovar a dependência dos mesmos. Caso contrário, poderá ser considerado como cadastro fraudulento e cair na malha fina.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui