segunda-feira, outubro 25, 2021

Isenção ENEM 2021: Começa última semana para isenção da taxa

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas que são realizadas no Brasil, anualmente. Até porque, por meio desta, diversos estudantes que estão concluindo o ensino médio podem ingressar em uma instituição de ensino superior.

Esta pode ser privada ou até mesmo pública, por meio de até três programas educacionais diferentes. Esses são o SISU, o FIES e também o PROUNI. E para se inscrever no exame, é muito simples. Na verdade, até mesmo o período isenção ENEM 2021 ainda está aberto. Isso para todos aqueles que não desejam pagar a taxa de inscrição para a prova.

Prazo para solicitar isenção ENEM 2021

Poucas pessoas sabem, mas, a isenção ENEM 2021 ainda está aberta para inscrições. Isso para aqueles que desejam gozar do desconto integral da taxa de inscrição. Na verdade, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) já divulgaram o calendário oficial a respeito desta ocasião.

Isenção ENEM 2021
Isenção ENEM 2021: Começa última semana para isenção da taxa

O prazo para o cadastro se abriu no último dia 14 de setembro, e deverá ir até o dia 26 do mesmo mês. Além disso, o atendimento especializado e tratamento pelo nome social pode ser solicitado até o dia seguinte deste, ou seja, 27 de setembro.

Isenção ENEM 2021: quando será aplicada a prova?

Agora que já falamos mais sobre a isenção ENEM 2021, é necessário falarmos mais a respeito das datas das provas. No caso, o teste deverá ser aplicado em 9 e 16 de janeiro de 2022. Isso apenas para pessoas privadas de liberdade, e também, jovens sob medida socioeducativa, que incluam privação de liberdade.

Este é o caso do ENEM PPL. Para a aplicação normal da prova, para os demais estudantes, entretanto, a data será totalmente diferente. Os exames deverão ser aplicados também em dois dias, mas, para os dias 21 e 28 de novembro, ainda deste ano. Tal período já está confirmado e previsto no edital regular há alguns bons meses.

Isenção ENEM 2021: quem pode pedir?

Com relação a quem pode pedir a isenção ENEM 2021, a lista é muito simples. Estão inclusas:

  1. Primeiramente, pessoas que cursaram o ensino médio em escola pública. Ou, que foram bolsistas integrais durante a etapa da escola particular
  2. Posteriormente, alunos que cursam a última série do ensino médio na rede pública, em 2021, também podem
  3. Pessoas que estão em situação de vulnerabilidade econômica. Para tal, é preciso comprovar seus dados no Cadastro Único; essa é uma plataforma do Governo Federal para analisar perfis de participantes

Programas educacionais que utilizam o ENEM

Além de falarmos sobre a isenção ENEM 2021, que tal aprender mais sobre os programas educacionais que utilizam as notas do exame? O primeiro deles é o SISU, que é destinado para universidades públicas apenas, gerando diversas bolsas de estudo para as melhores notas.

O PROUNI é bastante parecido, seguindo a mesma lógica, porém, para faculdades particulares. E por fim, o FIES é um projeto de financiamento parcial e integral do valor do curso de escolas privadas. Isso para quem não consegue pagar a mensalidade de cara.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui