O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais testes realizados no Brasil, anualmente. Por meio do mesmo, diversos estudantes que estão concluindo o ensino médio recebem a oportunidade de ingressarem em uma instituição de ensino superior. Seja esse particular ou até mesmo pública.
Até porque, existem diversos programas educacionais que utilizam a nota da prova como corte. Agora com relação ao exame, em si, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) divulgou o resultado dos pedidos de isenção ENEM 2021, nesta semana. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito do assunto.
Isenção ENEM 2021 divulgada
Nas últimas semanas o INEP, que é a entidade responsável por administrar o exame, abriu seu período de inscrições para a isenção ENEM 2021. E agora, nesta semana, divulgou o resultado para quem se inscreveu. Lembrando que se for um dos escolhidos, então, não precisará pagar a taxa de R$ 85,00, que é solicitada para todos aqueles que desejam prestar a prova.
Se você tiver entre os negados, ainda poderá contestar o resultado, em um pequeno prazo de alguns dias que a entidade te dá, para tal. E se novamente tiver o pedido negado, então, aí terá que pagar o valor da taxa para poder participar.
Como consultar sua isenção ENEM 2021
Caso você tenha interesse em consultar a sua isenção ENEM 2021, o procedimento para tal é bastante simples. Na verdade, antes de qualquer coisa, deverá acessar o portal oficial do INEP, e disso, se direcionar para a página do participante. Isso por meio do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/. Disso, terá que fazer o login com os seus dados cadastrados.
Lembrando que aqui é o mesmo que utilizou para fazer o seu registro no ENEM. Então, logo na tela inicial aparecerá o resultado da decisão da entidade. Caso tenha vindo negativo, poderá contestar apenas entre os dias 14 e 18 deste mês de junho. E disso, o novo resultado deverá ser liberado apenas em 25 de junho.
A importância da isenção ENEM 2021
A isenção ENEM 2021 se tornou extremamente importante em nosso país, principalmente agora durante a pandemia do Covid-19. Até porque, tal procedimento permite que estudantes que estão com uma situação econômica ruim possam prestar a prova de maneira totalmente gratuita.
Assim, não precisarão se preocupar com o gasto extra de R$ 85,00. Isso sem falar ainda na gasolina ou até mesmo ticket de transporte público que eventualmente gastariam.
Programas que adotam o ENEM
Conforme mencionamos nos parágrafos acima, a isenção ENEM 2021 é muito importante para alunos com condições financeiras ruins. Mas, não entramos mais a fundo nos programas educacionais que aceitam a nota da prova como corte. São eles, por exemplo, o SISU, o PROUNI e o FIES.
O primeiro deles disponibiliza bolsas de estudos para as melhores notas no teste. Entretanto, isso é válido somente para instituições de ensino superior públicas. Já o segundo, também conta com bolsas de estudos, porém, apenas para universidades que são particulares. E o último é um projeto de financiamento, seja este integral ou parcial, de uma escola privada.