sexta-feira, junho 18, 2021

Isenção ENEM 2021: INEP divulga resultado dos pedidos de isenção

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais testes realizados no Brasil, anualmente. Por meio do mesmo, diversos estudantes que estão concluindo o ensino médio recebem a oportunidade de ingressarem em uma instituição de ensino superior. Seja esse particular ou até mesmo pública.

Até porque, existem diversos programas educacionais que utilizam a nota da prova como corte. Agora com relação ao exame, em si, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) divulgou o resultado dos pedidos de isenção ENEM 2021, nesta semana. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito do assunto.

Isenção ENEM 2021 divulgada

Nas últimas semanas o INEP, que é a entidade responsável por administrar o exame, abriu seu período de inscrições para a isenção ENEM 2021. E agora, nesta semana, divulgou o resultado para quem se inscreveu. Lembrando que se for um dos escolhidos, então, não precisará pagar a taxa de R$ 85,00, que é solicitada para todos aqueles que desejam prestar a prova.

Se você tiver entre os negados, ainda poderá contestar o resultado, em um pequeno prazo de alguns dias que a entidade te dá, para tal. E se novamente tiver o pedido negado, então, aí terá que pagar o valor da taxa para poder participar.

Como consultar sua isenção ENEM 2021

Caso você tenha interesse em consultar a sua isenção ENEM 2021, o procedimento para tal é bastante simples. Na verdade, antes de qualquer coisa, deverá acessar o portal oficial do INEP, e disso, se direcionar para a página do participante. Isso por meio do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/. Disso, terá que fazer o login com os seus dados cadastrados.

Lembrando que aqui é o mesmo que utilizou para fazer o seu registro no ENEM. Então, logo na tela inicial aparecerá o resultado da decisão da entidade. Caso tenha vindo negativo, poderá contestar apenas entre os dias 14 e 18 deste mês de junho. E disso, o novo resultado deverá ser liberado apenas em 25 de junho.

A importância da isenção ENEM 2021

A isenção ENEM 2021 se tornou extremamente importante em nosso país, principalmente agora durante a pandemia do Covid-19. Até porque, tal procedimento permite que estudantes que estão com uma situação econômica ruim possam prestar a prova de maneira totalmente gratuita.

Assim, não precisarão se preocupar com o gasto extra de R$ 85,00. Isso sem falar ainda na gasolina ou até mesmo ticket de transporte público que eventualmente gastariam.

Programas que adotam o ENEM

Conforme mencionamos nos parágrafos acima, a isenção ENEM 2021 é muito importante para alunos com condições financeiras ruins. Mas, não entramos mais a fundo nos programas educacionais que aceitam a nota da prova como corte. São eles, por exemplo, o SISU, o PROUNI e o FIES.

O primeiro deles disponibiliza bolsas de estudos para as melhores notas no teste. Entretanto, isso é válido somente para instituições de ensino superior públicas. Já o segundo, também conta com bolsas de estudos, porém, apenas para universidades que são particulares. E o último é um projeto de financiamento, seja este integral ou parcial, de uma escola privada.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui