Início Educação Isenção ENEM 2021 será oferecida para estudantes ausentes em 2020

Isenção ENEM 2021 será oferecida para estudantes ausentes em 2020

0
87
Isenção ENEM 2021
Isenção ENEM 2021 será oferecida para estudantes ausentes em 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas que são realizadas no Brasil, anualmente. A mesma tem um simples objetivo: ajudar estudantes que estão se formando do ensino médio a ingressarem em instituições de ensino superior. Isso por meio de alguns programas educacionais, como por exemplo o SISU, o PROUNI e o FIES.

Lembrando que aqueles que sofreram com a isenção ENEM 2021, e se ausentaram, ainda podem se inscrever a tempo do exame. E é exatamente sobre este assunto que trataremos neste artigo. Principalmente sobre quais são os requisitos para poder participar, e também o que precisa fazer.

Inscrição para ausentes na isenção ENEM 2021

No ano passado, inscritos no exame que tiveram direito à isenção ENEM 2021 e que não compareceram às provas, terão uma nova oportunidade para participar do teste. Estes participantes poderão se inscrever na prova a partir desta terça-feira (14 de novembro). A inscrição foi aberta às 10h, na página do participante, e terão assegurada a isenção da taxa de inscrição. A data vai até o último minuto do dia 26 de setembro. Para este público, as provas serão aplicadas em uma data diferente. Estas vão do dia 9 e 16 de janeiro de 2022. Juntamente com aqueles que são adultos privados de liberdade, e também jovens sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade (ENEM PPL).

Isenção ENEM 2021
Isenção ENEM 2021 será oferecida para estudantes ausentes em 2020

Mais uma informação importante é que quem tem a isenção ENEM 2021 também tem um período estipulado para outra coisa. Aqueles que se encaixam aqui, terão até o dia 27 de setembro para que possam solicitar um atendimento especializado, e tratamento pelo nome social. Lembrando que a aplicação das provas nos dias 21 e 28 de novembro deste ano está mantida. Mas, apenas para os participantes que já tiveram suas inscrições confirmadas no exame. Isso conforme foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC), nos últimos editais.

Isenção e as notas do teste

Agora que já falamos mais sobre a isenção ENEM 2021, seria considerado ideal falar mais sobre como funciona o teste e suas respectivas notas. Saiba que no ENEM são dois dias de provas, e que em ambos, enfrentará perguntas de múltipla escolha. Ao todo, são 180 questões, de todas as disciplinas que são ensinadas na sala de aula, e algumas de conhecimento geral. Geralmente, no segundo dia ocorre também uma redação. As notas mínimas para serem aceitas no corte são de 450 pontos. E além disso, não é permitido que zere em seu texto.

Disso, cada faculdade tem suas próprias notas de corte a serem seguidas. Lembrando que os melhores e mais concorridos cursos são os que possuem o corte mais alto. Como por exemplo, os de medicina costumam ficar na casa dos 850 pontos. E disso, vem os programas educacionais que anotam a isenção ENEM 2021 e suas notas. O SISU gera bolsa de estudos para universidades públicas, enquanto que o PROUNI faz a mesma coisa, mas para faculdades privadas. E por fim, o FIES realiza programas de financiamento para quem não tem condições momentâneas de arcar com o valor do curso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui