quarta-feira, julho 6, 2022

Isenção IPVA RS 2022: saiba quem tem direito e como solicitar

O Imposto Sobre a Propriedade Veicular (IPVA) é um dos principais tributos que são cobrados no Brasil. O mesmo é gerado pelo Governo Federal, automaticamente, de modo anual, sempre entre os meses de janeiro e fevereiro. Disso, é necessário pagar quem tem um automóvel registrado em seu nome, por todo o país.

Então, o mesmo pode ser considerado uma taxa estadual, justamente por esse detalhe. E além disso, também é gerido pelo DETRAN de cada região, junto com a entidade federal. Apesar de ser obrigatório, existem alguns casos de isenção. Como é o caso da isenção IPVA RS 2022, que trataremos abaixo.

Como solicitar a isenção IPVA RS 2022

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o DETRAN da região já definiram quem pode e quais são as exigências para solicitar a isenção IPVA RS 2022. Por exemplo, apenas pessoas que tenham alguma deficiência física, visual ou mental podem solicitar tal benefício. E disso, é necessário solicitar com antecedência, a antecipação da renovação da CNH, e disso, se submeter à perícia médica. Lembrando que os médicos são todos indicados pela própria entidade de trânsito da região.

Isenção IPVA RS 2022: saiba quem tem direito e como solicitar

E disso, vale a pena a destacar que a perícia médica irá decidir se será necessário o exame médico especial. Disso, também será decidido no qual a junta médica avaliará se será necessário a obrigatoriedade de uma condução de veículo adaptado. Nesses casos específicos, os motoristas podem pleitear isenções fiscais na Receita Federal, e até mesmo na Receita Estadual. Lembre-se sempre que é necessário apresentar todos os exames e laudos médicos para o Leão, até para poder justificar que sua necessidade é real. E principalmente, claro, para evitar recebimentos fraudulentos por parte da população, caso também queiram solicitar a isenção IPVA RS 2022.

Isenção IPVA RS 2022: mais consultas

Além da isenção IPVA RS 2022, também é possível efetuar diversas consultas na plataforma oficial do DETRAN. Como por exemplo, consultar dívidas, imprimir ou baixar boletos de pagamento do tributo. Disso, a plataforma oficial do órgão de trânsito do Rio Grande do Sul também disponibiliza o pagamento digital.

As datas limites do pagamento do próximo ano ainda não foram divulgas, mas, claro, é sempre possível se guiar por meio das datas passadas. Outra boa informação é que os boletos não são mais enviados pelos Correios, e disso, se faz responsabilidade do proprietário acessar o site da empresa, e escolher sua forma de pagamento ideal.

Pagamento do tributo

Se você não vai solicitar a isenção IPVA, então, saiba que terá que pagar o tributo normalmente. E o mesmo é cobrado em janeiro, disso, você tem algumas alternativas diferentes. Poderá efetuar o pagamento do mesmo em cota única, aproveitando de um desconto.

Ou então, caso não consiga, não se preocupe, pois ainda poderá parcelar a conta em até três vezes, ainda jogando para frente, nos meses de maio, junho e julho. Lembrando ainda que o imposto pode ser pago em casas lotéricas, agências bancárias do Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Santander e Sicredi. Ou até mesmo pelo aplicativo de celular da agência bancária.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile