sexta-feira, dezembro 3, 2021

Isenção no IPVA: Confira quais veículos não pagam imposto em 2022

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos principais impostos cobrados no Brasil. A população brasileira é taxada sobre o mesmo, anualmente, em todos os estados. E tal tributo é cobrado para todos aqueles que possuem algum veículo, independentemente de qual seja, registrado em seu respectivo estado.

E o não pagamento do mesmo pode acarretar em diversas punições severas por parte do Governo Federal. Essas que variam de multas a até mesmo apreensão do automóvel. Mas, saiba que existem alguns casos específicos de isenção no IPVA. E neste artigo, estaremos falando mais a respeito desse assunto, citando quais podem ser incluídos aqui ou não.

Casos de isenção no IPVA

Atualmente, existem algumas situações muito específicas para que você possa conseguir obter a sua isenção no IPVA. Principalmente na hora de comprar veículos. E para conseguir este pequeno benefício, o carro deve atender alguns critérios, já listados pelo DETRAN e pelo Governo Federal.

isenção no ipva
Isenção no IPVA: Confira quais veículos não pagam imposto em 2022

Como por exemplo, o tempo de fabricação do mesmo, o modelo, e até mesmo o preço. Além disso, pessoas físicas também podem conseguir tal desconto, desde que possuam algum tipo de deficiência, doença crônica, ou até mesmo alguma limitação física e mental.

Dicas para obter um automóvel com isenção no IPVA

Para quem deseja comprar um automóvel novo, que esteja com a isenção no IPVA, existem algumas dicas que você pode seguir. Abaixo listamos elas para você:

  1. Primeiramente, que converse com o vendedor por canais oficiais. Disso, é possível estabelecer as condições da compra com o mesmo, citando o caso do IPVA. Evite canais telefônicos, até para que tenha alguma prova
  2. Disso, posteriormente, é necessário que sempre busque informações de vendedores, principalmente se estiver comprando o carro online. Dá até mesmo para consultar o carro no site oficial do DETRAN
  3. Evite intermédios nas negociações, pois a presença de um terceiro pode atrapalhar todo o processo. Sem falar que em muitas vezes é sinal de algo fora da lei
  4. Verifique também os dados bancários do vendedor, para não sair no prejuízo com a isenção no IPVA
  5. Então, outro bom conselho é que não pague antecipado sem ver o veículo. Sempre confira de antemão a situação do veículo. Até para não ser pego de surpresa com qualquer informação que não lhe tenha sido constada
  6. E disso, vá atrás de mais informações sobre o carro. Como por exemplo, se está com multas ou IPVA vencidos. Pode utilizar o RENAVAM ou o site do DETRAN para tal

Como pagar o IPVA

O pagamento do tributo está ampliando sua rede, apesar da isenção do IPVA estar acontecendo. Como por exemplo, na maioria dos casos, é possível efetuar a quitação do imposto por meio de um boleto bancário. Mas, já para alguns estados específicos, como no Paraná, já podemos efetuar o pagamento por meio de um cartão de crédito.

Lembre-se também que existem duas alternativas com referência a quitação do mesmo. Você pode escolher pagar à vista, com um desconto promovido. Ou então, se não tiver muitas condições, pode até mesmo parcelar o valor total.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui