sábado, julho 31, 2021

Licenciamento digital: Como emitir e imprimir documentos do seu veículo

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é um documento que serve para comprovar que seu veículo está apto para trafegar nas ruas. O mesmo é obrigatório para todos os motoristas, e deve ser emitido anualmente, junto com as demais taxas cobradas. Estas como o IPVA, o DPVAT, e também algumas multas.

Por conta da pandemia do Covid-19, muitas entidades estão tentando diminuir os atendimentos presenciais. E com isso, foi criado o licenciamento digital, possibilitando agora que as pessoas retirem se CRLV por meio da internet. Neste artigo, encontrará algumas informações a respeito deste assunto.licenciamento digital

Como solicitar seu licenciamento digital

Caso você tenha interesse em solicitar seu licenciamento digital, para retirar a CRLV, o procedimento é simples. Abaixo, separamos um passo a passo com toda as instruções, para te ajudar com isso. Siga:

  1. Primeiramente, acesse o Portal de Serviços do DENATRAN, e realize o login na plataforma com os dados cadastrados. Caso não tenha registro, poderá efetuar o mesmo na hora.
  2. Posteriormente, terá que entrar na seção de Meus Veículos, após ter logado no sistema. Feito isso, clique no link do arquivo e baixe o arquivo CRLVDigital.pdf
  3. Agora, é só imprimir o mesmo, que já servirá como seu documento. Ou até, pode utilizar o PDF como modelo digital

Outras opções para retirar seu licenciamento digital

Além de utilizar o site oficial do DENATRAN para retirar seu licenciamento digital, também é possível que você faça isso por outros dois caminhos. Estes são a Central de Serviços do DETRAN, de seu estado, e também, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Esta contém até mesmo versões digitais da CNH, caso queira retirá-la em conjunto. Lembre-se, entretanto, que é necessário ter efetuado o pagamento de todas as taxas, e até mesmo multas, caso tenha, para que possa retirar os documentos.

Licenciamento digital por meio do aplicativo

Caso tenha interesse em solicitar seu licenciamento digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, é possível. Só que, neste caso, você não precisará realizar a impressão deste documento. Isso porque, o mesmo ficará disponível dentro do aplicativo que você baixou em seu aparelho celular.

Independentemente se ele possui um sistema operacional para Android, ou até mesmo para iOS. No caso, uma recomendação é que você fique sempre de olho na bateria de seu aparelho. Pois, se não tiver no momento em que for parado em alguma blitz, por exemplo, poderá ser multado por andar sem documento.

Leia mais: BPC-LOAS: Quem recebe benefício pode se aposentar?

Quem pode solicitar o licenciamento digital?

Se você tem interesse em solicitar o licenciamento digital, saiba que ele é destinado a qualquer motorista, em todas as regiões do país. A única atenção que você precisa ter é estar legalizado e com as pendências das taxas todas pagas. Caso contrário, terá seu pedido negado e não conseguirá solicitar seu documento.

Este, assim como a CNH Digital, serve para serem usados em seu aparelho celular. E substituem os documentos físicos, em forma de papel, não preciso assim comparecer em nenhuma entidade física para que possa tê-los em mãos. Este é um dos métodos para combater a aglomeração meio a pandemia do Covid-19.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui