domingo, outubro 24, 2021

Lista de Espera do SISU: Como concorrer a uma vaga

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um dos principais programas educacionais do país. Ele ajuda diversos estudantes a conseguirem suas vagas em instituições de ensino superior. Lembrando que estas são apenas para as faculdades públicas, independentemente de serem estaduais ou federais.

A divulgação dos aprovados no projeto será feita nesta terça-feira (13 de abril), e disso, abrirão as vagas da lista de espera do SISU. Nesse artigo, estaremos explicando melhor sobre como funciona o programa, como pode se inscrever, e claro, mais alguns dados a respeito da lista de espera. Principalmente até quando os candidatos têm para se cadastrarem.

Como funciona o SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa de educação no Brasil. O mesmo oferece bolsas para alunos em instituições de ensino superior públicas. Para notas de corte, o projeto utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E disso, as maiores notas são creditadas com as principais vagas.

Lembrando que dependendo da quantidade de pessoas procurando um determinado curso, o mesmo terá uma nota maior. E disso, criam-se a lista de espera do SISU. Para quem não teve uma nota tão boa no ENEM, mas, que é suficiente para talvez conseguir uma vaga.

Lista de espera do SISU: datas

A lista de espera do SISU começará a valer já a partir desta terça-feira (13). Disso, todos os alunos que não conseguiram uma das vagas, em seu curso de preferência, de cara, poderão se inscrever nelas.

E então, conforme os que estão na frente acabem desistindo das vagas, os que possuem as maiores notas e estão na fila serão concedidos os lugares. Com relação a data limite para se inscrever em tal lista, esta vai até o dia 19 de abril. Ou seja, os cadastros serão permitidos apenas para a próxima segunda-feira, no máximo.

Resultado da lista de espera do SISU

A lista de espera do SISU deverá ter seu resultado divulgado em breve. Isso porque, o Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou, de maneira oficial, uma data para tal. Entretanto, você pode ir se consultando quando quiser por meio de sua instituição de ensino de interesse.

Eles deverão receber de maneira antecipada os resultados. Ou, caso não queira, ainda poderá verificar os dados por meio do próprio site do Ministério. Mas, o indicado mesmo é aguardar um comunicado da entidade, com a data correta de quando o resultado da lista será divulgado.

Atraso com o SISU

Já era para o resultado do SISU ter sido divulgado há um bom tempo, pelo Ministério da Educação. Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, todos os prazos foram prorrogados. Começando pelo ENEM, que foi adiado por quase três meses. Disso, todas as demais datas também foram modificadas. O que gerou bastante descontentamento por parte dos estudantes.

Até porque, outros programas, como o FIES e o PROUNI, foram suspensos para o primeiro semestre. Pelo menos, utilizando a nota da edição de 2020, neste período. Se está nesta situação, terá que usar a nota da prova de 2019. Para o segundo semestre, entretanto, este não é o caso. A promessa é de que os prazos originais sejam respeitados.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui