segunda-feira, outubro 25, 2021

Ministério do Trabalho promete 2,5 milhões vagas de emprego

O Ministério do Trabalho e Previdência é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por administrar todas as propostas e soluções para a geração de emprego e renda no país. Nesta semana, o ministro do trabalho, Onyx Lorenzoni veio a público para falar mais a respeito do futuro profissional do Brasil.

O mesmo fez uma promessa de criar até 2,5 milhões de vagas de emprego até o fim do ano. Mais precisamente até dezembro de 2021. Mas, todas estas vagas deverão ser focadas nos mais jovens brasileiros. Isso para promover um melhor desenvolvimento social, e principalmente promover também melhores oportunidades no mercado de trabalho, em um futuro próximo.

Vagas de emprego são problema no Brasil

Na verdade, o número de vagas de emprego no Brasil já é um problema bem grande, nos últimos meses. Até porque, os casos de desemprego em todo o país têm atingido números bastante preocupantes. Principalmente por conta da pandemia do Covid-19, que tem gerado uma crise econômica e ao mesmo tempo sanitária, para toda a população.

vagas de emprego
Ministério do trabalho promete 2,5 milhões vagas de emprego

Disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que existem cerca de 14 milhões de pessoas em todo o país que estão sem emprego formal. Ou seja, aqueles que são registrados em carteira assinada, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Veja também: Caixa lança concurso com mais de 1.100 vagas

Governo perde MP sobre vagas de emprego

O ministro Onyx Lorenzoni foi o principal responsável por instituir a medida provisória (MP) nº 1.045 no Brasil. Esta tinha como principal objetivo criar um novo projeto social, chamado de Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Entretanto, o mesmo foi reprovado, e por isso, não deverá ser lançado a público.

Vale a pena lembrar também que o ministro não apresentou de maneira clara quais medidas devem ser tomadas. Principalmente para gerar estas novas 2.5 milhões de vagas de emprego que está prometendo para a população brasileira.

Leia mais: Edital da Polícia Penal MG oferece 2.420 vagas

Mais movimentações além de vagas

Além de gerar mais vagas de emprego, o objetivo do Ministério do Trabalho é também buscar uma redução na fila previdenciária. Segundo os levantamentos que foram feitos, ao menos 1.8 milhão de pessoas estão travadas em suas filas de concessão de benefícios previdenciários. Um dos principais motivos para este atraso, segundo a própria previdência social é o déficit de servidores. Esses que já atingem uma baixa de 10 mil nos últimos anos. E é exatamente por isso que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende abrir um novo concurso público. Para promover mais oportunidades profissionais e também para baixar os casos de concessões travadas.

Confira também: Concurso da Polícia Militar abre no Ceará

Disso, ainda segundo o ministro Onyx Lorenzoni, a expectativa é de que até o início de 2022 a fila seja zerada. Ou, pelo menos reduzida consideravelmente, com um aumento da capacidade de análise nos perfis. Isso em mais de 500 mil processos mensais. Pois, deste modo, todas as pendências poderiam ser quitadas com um pequeno período de três ou quatros meses. Estas são as duas principais atitudes que o Governo Federal está pensando para as vagas de emprego, e concessão de benefícios que estão em atraso.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui