quinta-feira, setembro 16, 2021

Neve no Brasil: Dezenas de cidades brasileiras registram neve e frio

Estamos vivendo um dos períodos mais frios do Brasil na última década. Ainda no começo desta semana, diversas empresas de meteorologias já haviam previsto uma marca histórica para os próximos dias. Que do dia 28 de julho, até o dia 3 de agosto, o país viveria um grande período gelado, que de longe seria a menor marca em todo o ano.

E isso tem se concretizado, até porque, na noite desta última quarta-feira (28) para a manhã desta quinta-feira (29), tivemos diversos relatos de neve no Brasil. Mas, claro, com a maioria deles apenas no caso do sul brasileiro.

Neve no Brasil: um recorde histórico

Antes de começarmos a mencionar a neve no Brasil, vale a pena citar a marca que alguns termômetros alcançaram. Isso porque, na madrugada desta quinta-feira (29), a temperatura mais baixa registrada foi em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Disso, o registro esteve na casa dos -8,3ºC.

neve no Brasil
Neve no Brasil: Dezenas de cidades brasileiras registram neve e frio

Vale a pena lembrar que, já há alguns anos, esta é considerada a cidade mais gelada do país. Urupema, também no estado de Santa Catarina, por sua vez, teve registros de -7,3ºC. Ambos os casos ficam marcados na história por terem sido as temperaturas mais baixas de 2021.

Continue lendo: Nubank anuncia novidades para PJ

Neve no Brasil: diversas cidades afetadas

Esta madrugada contou com diversos casos de neve no Brasil. No total, foram mais de 40 cidades afetadas pela nevasca. No caso, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul registrou mais de 30 municípios com neve. Enquanto que o Governo do Estado de Santa Catarina listou 10 cidades diferentes, que também contaram com o fenômeno natural.

Muitas outras cidades também amanheceram com temperaturas baixíssimas, apesar de não ter neve, propriamente dita. Estas são Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Campo Grande. A expectativa é de que faça ainda mais frio nos próximos dias.

Neve no Brasil: por que é tão raro?

Sempre nos espantamos quando há neve no Brasil, até porque, é algo bastante raro de acontecer. Mas, você sabe o porquê? É simples. Nosso país é considerado tropical, que é uma das regiões mais quentes do planeta terra. E disso, as ondas de calor que acontecem durante todo o ano dificultam, e muito, a probabilidade de neve.

Entretanto, nos últimos anos estamos vendo, curiosamente, um decréscimo da temperatura. Porém, a onda de frio na região deve acabar em breve, pois do mês de agosto em diante, nosso território começa a se recuperar e mostrar temperaturas mais quentes.

Saiba ainda: Inscrições do concurso do Banco do Brasil foram prorrogadas

Aquecimento global segue sendo um problema

É curioso falar sobre neve no Brasil, justamente por conta do aquecimento global. Até por conta da emissão de gases na atmosfera, pelos últimos vinte ou trinta anos. O que fez com que a temperatura em todo o planeta aumentasse a sua média. Disso, dias frios no Brasil, principalmente nas regiões sudeste para cima, se tornam cada vez mais raros.

A tendência global, entretanto, é que em algum momento consigamos diminuir a produção de monóxido de carbono. Até porque, já temos, como um exemplo, a produção de carros elétricos. Estes são criados nos Estados Unidos, da marca Tesla, do bilionário Elon Musk.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui