quinta-feira, setembro 23, 2021

Nota do ENEM: Saiba como consultar a nota do exame pela internet

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas realizadas no Brasil, anualmente. O mesmo tem como principal objetivo ajudar estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em uma instituição de ensino superior. E o melhor de tudo é que estas podem ser tanto públicas, quanto particulares.

Até porque, existem diversos programas educacionais que utilizam a nota do teste como corte para os principais cursos destas faculdades. Na verdade, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) já divulgaram a nota do ENEM para a consulta do público.

Como consultar a nota do ENEM

Caso você tenha interesse em consultar sua nota do ENEM, o procedimento para tal é bastante simples. Primeiramente, é necessário que acesse o site oficial do programa, no endereço eletrônico https://www.enem.inep.gov.br/participante/#!/. Disso, terá que efetuar o login da plataforma gov.br.

nota do enem
Nota do ENEM: Saiba como consultar a nota do exame pela internet

Esta é a mesma que você utilizou na hora de efetuar sua inscrição para a prova do ENEM 2021. Disso, quando estiver já dentro do sistema, clique em resultados. Lá aparecerá sua nota referente ao ano no qual você fez seu teste. Se clicar em vista pedagógica, receberá também um feedback referente a nota de sua redação.

Nota do ENEM: como funcionam os cortes?

Ainda com relação as notas do ENEM, todas as universidades que participem de programas educacionais adotam notas de cortes para seus cursos. No caso, para participar do SISU, do PROUNI e do FIES, que são os projetos existentes no Brasil, é necessário que cumpra uma nota mínima no teste.

Esta é de 450 pontos, somando os dois dias de provas de múltipla escolha. Além disso, também não é permitido que você tenha zerado na redação. Caso não se encaixe nestes dois parâmetros, então, será automaticamente desconsiderado de todo o processo seletivo.

Programas que usam a nota do ENEM

Existem, atualmente, três programas educacionais que utilizam a nota do ENEM, no Brasil. São estes o SISU, o PROUNI e o FIES. O primeiro deles cria diversas bolsas de estudo para os melhores alunos com as maiores notas. Mas, estas são destinadas exclusivamente para instituições de ensino superior públicas. Independentemente de serem estaduais ou federais. Já o PROUNI, por sua vez, tem exatamente o mesmo papel. Entretanto, aqui são consideradas somente universidades particulares. E o FIES também é destinado para as faculdades privadas, criando financiamentos integrais ou parciais de seu curso, para que você só comece a pagar após ter se formado.

Edição de 2021

Agora que a nota do ENEM 2021 foi divulgada, finalmente, podemos começar a focar na edição deste ano. Vale a pena lembrar que por muitos meses foi discutido se o exame deveria ser ou não realizado ainda em 2021. Isso por conta da pandemia do Covid-19, que na época, ainda seguia extremamente alarmante em todo o país. Mas, apesar disso, o Ministério da Educação conseguiu confirmar a edição para as duas semanas do mês de novembro, como é realizado de costume. Sem falar também que o quadro de vacinação no Brasil já avançou muito nos próximos meses, garantindo a primeira dose de quase todos os adultos.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui