segunda-feira, fevereiro 19, 2024

Novo ensino médio está sendo desenvolvido pelo MEC

Visando uma melhoria significativa no sistema de ensino do país, o Governo Federal está próximo de efetuar grandes mudanças. Um modelo novo ensino médio está previsto para ser implantado em todas as escolas do Brasil, a partir de 2022. Isso com base na criação da lei nº 13.415/2017.

Disso, tais mudanças deverão ter um impacto direto não somente na educação básica dos alunos, mas como também no ensino profissionalizante. Ainda segundo o Ministério da Educação (MEC), tal mudança deverá elevar a qualidade de ensino em todo o país, e ainda preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

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Novo ensino médio está sendo desenvolvido pelo MEC

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Como serão as mudanças no novo ensino médio

Vale a pena afirmar que as mudanças deverão acontecer somente para 2022. E disso, as alterações deverão valer somente para os alunos do primeiro ano. Isso servirá mais ou menos como um teste, principalmente para o ano inicial. Já as demais séries, conhecidas como primeiro e segundo ano, deverão manter a grande antiga, que é a inserida atualmente no sistema de ensino brasileiro. Entretanto, a expectativa do Governo Federal e do Ministério da Educação é de que a partir e 2024 todos os alunos do ensino médio já estejam dentro do novo programa que está sendo desenvolvido.

Vale a pena lembrar que o novo ensino médio está criando uma nova base curricular para o mesmo. E disso, a carga horário dos estudantes deverá ser ampliada consideravelmente, de 800 para 1.000 horas anuais obrigatórias. Ou seja, a partir de 2024, somando os três anos de ensino médio, os estudantes deverão somar um total de 3.000 horas de aula. E estas serão distribuídas em 1.800 horas para a base nacional comum curricular. E então, serão mais 1.200 horas destinadas para itinerários formativos. Esses que ainda estão sendo desenvolvidos pelo MEC e pelas instituições.

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Novo ensino médio conta com novas áreas

Além das mudanças de carga horário no novo ensino médio que estão sendo promovidas, ainda existem outras áreas distintas do conhecimento que deverão ser adicionadas. E claro, cada região deverá ter sua própria peculiaridade respeitada. Isso quem decidirá será o próprio Ministério da Educação, com os critérios para tal ainda não tendo sido divulgado para os estudantes e escolas. As quatro disciplinas que estão sendo estudadas são:

  1. Primeiramente, matemática e suas tecnologias
  2. Posteriormente, linguagens e suas tecnologias
  3. Disso, ciências da natureza e suas tecnologias
  4. E por fim, ciências humanas e sociais aplicadas

Além dessa nova grade de ensino comum que está sendo desenvolvida, com novas quatro disciplinas, os estudantes também terão os itinerários informativos. Esses envolvem atividades práticas, como por exemplo oficinas e modalidades distintas da grade curricular, que poderão ser escolhidas pelo próprio aluno.

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Vale a pena informar aqui que cada rede de ensino deverá definir o seu próprio itinerário. Mas, claro, cada uma terá que informar o MEC a respeito das modalidades que colocaram disponíveis. E disso, a entidade de educação o país decidirá a favor ou contra o que foi apontado por cada escola. O aluno não poderá se formar caso não tenha estes requisitos preenchidos pela sua instituição.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

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