segunda-feira, outubro 25, 2021

Outubro rosa: começa conscientização contra o câncer de mama

O fim do ano se aproxima no Brasil, e nesta sexta-feira, entramos no décimo dos doze meses. E com isso, vem um dos mais importantes períodos na história recente: o da conscientização contra o câncer de mama. Disso, diversas campanhas sociais são criadas, como por exemplo o outubro rosa.

O mesmo tem como principal objetivo alertar mulheres de todas as idades sobre a importância de fazer exames médicos com frequência. Principalmente para evitar o tão temido tumor, e todas as suas consequências negativas. Sem falar que, com o processo de conscientização, ainda podem descobrir outras doenças ou até mesmo problemas de saúde, com antecedência.

Mais informações sobre o outubro rosa

Vale a pena informar também que o outubro rosa é uma campanha global que já existe há mais de 30 anos. Na verdade, teve seu início datado ainda em 1990, sendo totalmente focado em conscientizar sobre a doença, a necessidade de um diagnóstico precoce, e principalmente o tratamento adequado para quem estiver sofrendo com o câncer de mama.

outubro rosa
Outubro rosa: começa conscientização contra o câncer de mama

Ainda no ano seguinte, em Nova York, nos Estados Unidos, foi adotado a fita rosa como símbolo da causa. Este que segue sendo utilizado até os dias atuais. E disso, também se iniciou a popular Corrida pela Cura, que é uma espécie de maratona realizada todos os anos.

Leia ainda: Passaporte da vacina já vale em 10% dos municípios brasileiros

Outubro rosa no mundo

E com o passar dos anos, principalmente os mais recentes, cada vez mais regiões e países de todo o mundo tem aderido a causa. O outubro rosa agora é algo que atinge milhares de pessoas, e principalmente monumentos icônicos.

A Torre Eiffel, na França, a Casa Branca, nos Estados Unidos, o Cristo Redentor, no Brasil, e muitos outros já estão sendo iluminados com luzes cor de rosa. Tudo para lembrar a todos da importância da causa, e principalmente alertar as mulheres a ficarem atentas com sua própria saúde.

Continue acompanhando: Como utilizar o ConecteSUS para gerar passaporte da vacina

Outubro rosa nos esportes

Algo bem legal também de se relatar é que até mesmo no mundo dos esportes, é cada vez mais comum vermos campanhas sobre o outubro rosa. Nas principais ligas de esportes norte-americanos, como a de basquete, futebol americano, baseball e hóquei no gelo, tem se tornado frequente os jogadores, homens, utilizando acessórios cor de rosa.

Como por exemplo chuteiras, bandanas, luvas, e muitos outros. Alguns jogadores de futebol também estão começando a aderir isso, e até mesmo levando bandeiras para dentro de campo, antes do início de cada partida.

Veja ainda: Como gerar seu comprovante de vacinação

Institutos combatem câncer de mama

Graças ao outubro rosa, e cada vez mais pessoas conscientizadas, muitos institutos estão percebendo a importância da campanha. E na verdade, existem diversas destas empresas e entidades, até mesmo beneficentes, que visam amparar aquelas que foram diagnosticadas com a doença.

Seja para pagar um tratamento, ou até mesmo para custear campanhas, e principalmente dar um bom suporte psicológico para quem for afetada. Existem milhares de instituições assim, espalhadas por todo o Brasil. E claro, isso aumenta exponencialmente mundo afora, com os Estados Unidos e países europeus sendo grandes referências neste tema. Basta pesquisar qual mais te agradar, para quem sabe fazer alguma ação positiva em conjunto.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui