segunda-feira, outubro 25, 2021

Passaporte da vacina já é adotado em 10% dos municípios brasileiros

Apesar de a pandemia do Covid-19 ainda seguir ativa no país, e muito preocupante, já temos um cenário muito melhor no Brasil, do que meses atrás. Até porque, as doses imunizadoras do vírus, distribuídas pelas vacinas, tem avançado seu quadro exponencialmente.

Na verdade, quase todos os brasileiros residentes no país já receberam suas primeiras doses. E disso, todo o restante do Brasil está acompanhando o cenário. Dito isso, 249 cidades em todo o território nacional estão exigindo o passaporte da vacina. Neste artigo, estaremos explicando melhor como você pode gerar tal documento, e principalmente, para que ele serve.

O que é e para que serve o passaporte da vacina?

Vale a pena lembrar que o passaporte da vacina tem se tornado um documento extremamente importante no país. Ele foi lançado pelo Ministério da Saúde, há cerca de um mês. E apesar do presidente da república, Jair Bolsonaro, criticar a exigência do mesmo, mais de 4,5% de todas as cidades do país já estão começando a solicitar o mesmo. O ConecteSus serve para comprovar que você está com todas as suas doses imunizantes, contra o Covid-19, em dia. E no futuro, até mesmo outros tipos de vacinações também poderão constar nele.

passaporte da vacina
Passaporte da vacina já é adotado em 10% dos municípios brasileiros

Disso, vale a pena lembrar que todos estes levantamentos a respeito dos municípios brasileiros foram levantados por uma entidade oficial. Essa é a Confederação Nacional de Municípios (CNM). E isso, nas datas de 20 a 23 de setembro, com cerca de 2.451 cidades participantes. O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, espera que o número real suba ainda mais. Na verdade, apenas menos da metade dos 5.500 municípios existente no país responderam à pesquisa. E com isso, os números podem subir muito mais do que os 4,5%, tendo o 10% como margem e número desejado. O quadro é de um avanço maior nos próximos meses.

Como conseguir o seu passaporte?

Para conseguir o seu passaporte da vacina, o procedimento para tal é bastante simples. Antes de mais nada, terá que entrar na plataforma do ConecteSUS. A mesma está disponível tanto em aplicativo, para todos os celulares, quanto também em versão de navegador, para computadores. Disso, é preciso fazer um pequeno cadastro no sistema gov.br, utilizando o seu CPF. Caso já tenha o registro, basta logar utilizando tais dados. E disso, uma vez dentro da plataforma, você terá a opção de gerar o seu documento, logo na tela inicial. Lembre-se que o documento começou a ser emitido de forma digital, por PDF, em 31 de agosto deste ano.

E o mais legal de tudo isso, é que o passaporte da vacina conta também com opções em português, espanhol e inglês. E disso, pode ser utilizado em viagens internacionais. Mas, lembre-se que tal documento deverá conter o registro completo de sua imunização. Ou seja, deverá conter os dados de ambas as vacinas. Muitas empresas e até mesmo estabelecimentos brasileiros estão barrando pessoas de suas instalações caso as mesmas não apresentem o documento comprovatório. Isso é uma medida de segurança e saúde, e também para incentivar a vacinação completa de toda a população.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui