quinta-feira, outubro 28, 2021

Pente Fino INSS: Como contestar benefício suspenso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por administrar e efetuar o pagamento de diversos programas sociais, em todo o Brasil. Desde que, claro, a pessoa envolvida seja uma contribuinte da previdência social. Seja de maneira voluntariada, ou por receber descontos em sua folha salarial, a cada mês.

Recentemente, a entidade começou a efetuar o pente fino INSS em diversos casos, e muitas pessoas estão perdendo o direito de seus benefícios. Entretanto, é possível efetuar uma contestação de suspensão, desde que, claro, você tenha tido o seu programa social cancelado.

Como contestar o pente fino INSS

Caso você tenha caído no pente fino do INSS, não se preocupe, pois ainda é possível fazer a contestação da decisão da entidade do Governo Federal. Para tal, você terá até três caminhos diferentes. O primeiro deles é por meio do site Meu INSS, no qual será necessário que você efetue um pequeno cadastro com os seus dados pessoais.

O segundo método é válido apenas para aplicativo celular, também no Meu INSS. Lembrando que a plataforma é aceita em sistema operacional Android e iOS. E por fim, ainda pode entrar em contato pela central de atendimento, no número 135.

Quem sofrerá com o pente fino INSS

Muitas pessoas têm dúvidas se passarão ou não pelo pente fino INSS. Na verdade, não são todos os beneficiários que estão sujeitos a isso. O procedimento só é voltado para quem recebeu o benefício por mais de seis meses. E claro, que não tivesse uma data de cessão, ou de reabilitação profissional estabelecida no ato da liberação do recurso. Então deste modo, a entidade fará extensas análises nos perfis de cada pessoa que está nesta situação. E assim, evitará recebimentos fraudulentos por parte daqueles que estão recebendo benefícios do Governo Federal sem nenhuma necessidade.

Além disso, existem também alguns outros casos de pessoas que são isentas do pente fino INSS. No caso, estes são os aposentados por invalidez, além de também os pensionistas por morte. Entretanto, desde que estes tenham mais de 60 anos de idade. Há ainda uma outra exceção, para aposentados por invalidez e pensionistas inválidos. Neste caso, é necessário que estes beneficiários recebam alguma quantia da entidade há pelo menos 15 anos, e que possuam também 55 anos da idade, no mínimo. Se está em qualquer uma destas situação, então, não precisará se preocupar em perder o seu benefício, por conta da análise.

Como saber se caí no pente fino?

Caso você queira saber se caiu ou não no pente fino INSS, não se preocupe com isso. Caso esteja entre os selecionados para a análise, se algo de negativo acontecer, como por exemplo, tiver o seu benefício suspenso, então, será comunicado disso.

Normalmente, a entidade do Governo Federal costuma enviar uma carta, seja ela física ou virtual – essa por meio de e-mails – para os segurados. E dentro da correspondência, virá o alerta de que teve o seu benefício suspenso. Se for o seu caso, terá então que entrar em contato com a empresa para contestar a decisão.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui