quinta-feira, setembro 16, 2021

Pente Fino INSS: Mais de 170 mil benefícios devem ser revisados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por administrar e efetuar o pagamento de diversos programas sociais no Brasil. Desde que, claro, os beneficiários sejam contribuintes da previdência social. Independentemente de serem descontados em folha salarial, ou por efetuarem contribuições voluntariadas.

Disso, para o mês de agosto, a empresa estará realizando mais um temível pente fino INSS. E assim, mais de 170 mil segurados terão seus perfis e benefícios revisados. E quem não cumprir com as exigências impostas, poderão ter seus pagamentos suspensos. Abaixo estaremos explicando melhor o assunto.

Pente fino INSS para o auxílio doença

A entidade do Governo Federal anunciou que estará fazendo seu pente fino INSS para mais de 170 mil beneficiários do auxílio doença. E disso, os mesmos devem agendar suas perícias médicas, conforme solicitam. O prazo para este é até o mês de agosto. E quem não cumprir esta exigência, terá o benefício cancelado.

pente fino INSS
Pente Fino INSS: Mais de 170 mil benefícios devem ser revisados

Até porque, este é um modo que a empresa encontrou de eliminar os casos de recebimentos fraudulentos. Isso claro, por parte daqueles que já se recuperaram, ou que sequer estavam doentes, e que recebiam o programa social. Tudo para dar vez a quem realmente está precisando, e também para limar os gastos dos cofres públicos.

Avisos do pente fino INSS começaram há um mês

Apesar de muitas pessoas acharem pouco tempo para agendar a perícia médica, o pente fino INSS já está sendo divulgado há mais de um mês. Isso porque, a entidade do Governo Federal tem disparado correspondências com o comunicado sobre o assunto, para a residência dos beneficiários, desde a reta final do mês de junho. E nesta carta, estava dito que os convocados teriam aproximadamente 30 dias para poder efetuar sua nova consulta, com um dos médicos da empresa.

O Instituto Nacional do Seguro Social também tem alguns outros métodos para anunciar seu pente fino INSS. A entidade pode fazer a convocação para a revisão de saúde por meio de uma rede bancária, por exemplo. Desde que esta seja a responsável por efetuar o pagamento do benefício ao mesmo. Outro modo é fazer uma convocação de maneira eletrônica, ou edital, utilizando o Diário Oficial da União. Mesmo que neste caso, seja mais difícil que os beneficiários tenham ciência. Até porque, são poucos que abrem este, para verificar novos lançamentos e notícias do Governo Federal.

E quem teve o benefício suspenso?

Caso você não tenha ficado atento ao pente fino INSS, e teve seu benefício cancelado, não precisa ficar com medo. Pois, apesar de ter o programa social suspenso, você ainda poderá solicitar um novo, a entidade. Mas, nesta situação, terá que passar por todo o extenso processo que passou pela primeira vez.

Ou seja, terá que apresentar novamente todas as documentações e comprovantes, e mais uma vez fazer os exames da perícia médica. Portanto, aconselhamos que você se atente ao prazo e que efetue o agendamento. Isso para evitar dores de cabeça futuras com o assunto. E para que, claro, continue recebendo seu benefício, sem nenhum problema.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui