sexta-feira, dezembro 3, 2021

Pente Fino INSS: Previdência começa a cortar benefícios essa semana

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por administrar todas as contribuições feitas pelos trabalhadores brasileiros. Sejam estas por desconto em carteira assinada, ou até mesmo depósitos voluntariados.

E disso, transforma todos esses valores em benefícios aos contribuintes. E disso, todo o ano a empresa efetua o tão temido pente fino INSS. Que é um procedimento que serve justamente para detectar recebimento fraudulentos de programas sociais. E quem cair neste, terá seu programa social cancelado ou até mesmo suspenso pela principal companhia do governo, para este ano de 2021.

pente fino

Pente fino INSS tem data liberada

Por conta da pandemia do Covid-19, o pente fino INSS foi prorrogado por diversas vezes. Isso para evitar aglomerações dos beneficiários na agência do Instituto Nacional do Seguro Social. Tudo para preservar a saúde dos segurados, e principalmente de seus próprios funcionários.

Disso, a empresa divulgou que tal movimentação começará oficialmente nesta sexta-feira (19 de novembro). E disso, começará a efetuar suspensões dos benefícios daqueles que não atenderem aos requisitos da entidade. Segundo o próprio órgão, aproximadamente 85 mil segurados deverão regularizar seus cadastros. Ou seja, muitos poderão ficar de fora, se não atenderem os requisitos.

Por que o pente fino INSS é feito?

O pente fino do INSS tem apenas um único objetivo: verificar o pagamento de benefícios do Governo Federal, que estão com uma perícia médica ou até mesmo a documentação desatualizada há mais de seis meses. Disso, a maioria esmagadora daqueles que foram convocados foram beneficiários do auxílio doença.

Até porque, esse é o principal programa social que requer perícia médica, em todo o Instituto Nacional do Seguro Social. Pessoas que recebem também aposentadoria por invalidez estão neste bloco, para comprovar que de fato não podem voltar a trabalhar.

Como evitar o pente fino INSS

Para você evitar o pente fino INSS, o procedimento para tal é muito simples. Depois de receber em sua residência uma correspondência com a convocação, é necessário que agende uma consulta com um médico da entidade.

Para realizar o agendamento da perícia médica da entidade, é necessário que efetue um procedimento cadastral no Meu INSS. E isso é válido tanto para o site, quanto para o aplicativo, em seu aparelho celular. Ou então, pela própria central de atendimento, no número 135. Lembrando que a central funciona apenas de segunda-feira à sábado, das 7h às 22h.

Documentos necessários

Além disso, há também muitos documentos que precisam ser apresentados no pente fino INSS. Isso principalmente para aqueles que não foram convocados para a perícia médica da entidade. São esses:

  1. Primeiramente, documentos de identificação pessoal, e um comprovante de renda e residência
  2. Posteriormente, meios de contato, atestados e laudos médicos, e atestado de saúde ocupacional
  3. Disso, exames de imagem, prontuários médicos, comprovantes de internação hospitalar e a ficha de evolução clínica
  4. E por fim, receitas médicas que tenham prescrição de uso de medicamentos. Além disso, bula dos medicamentos que contenham advertência de possíveis efeitos colaterais. Esses são os únicos documentos que são exigidos pela entidade.
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui