quinta-feira, setembro 16, 2021

Perícia Médica INSS: Governo publica lista para agendamento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais empresas em todo o Brasil. Lembrando que a mesma é pertencente ao Governo Federal, e tem um papel crucial no país. Este é de administrar e disparar o pagamento de diversos programas sociais, para quem é um contribuinte da previdência social.

Mesmo se for por contribuições esporádicas e voluntariadas, ou até mesmo por descontos em folha salarial. Disso, existem os mais diversos tipos de benefício, que vão de muitos modelos de aposentadoria, e até mesmo pensionato. Mas, para aqueles que vão pedir licença de inatividade e por doença, é necessário passar pela perícia médica INSS.

Mudanças para remarcar perícia médica INSS

Nesta última semana, algumas regras foram publicadas no Diário Oficial da União. Estes referentes a quem precisa remarcar a perícia médica INSS. No caso, o cidadão em questão que precisa desmarcar o procedimento, por interesse própria, deverá remarcar a data pelo site, pelo aplicativo Meu INSS, ou até mesmo pela central de atendimento.

Perícia Médica INSS
Perícia Médica INSS: Governo publica lista para agendamento

Esta pode ser acessada no número 135. Agora caso o local de atendimento tenha algum problema e não possa ser utilizado, a própria agência da Previdência Social terá que remarcar os agendamentos. Isso para até às 12h do dia seguinte. O novo calendário do INSS também ficará disponível na plataforma do Meu INSS.

Casos de indisponibilidade para perícia médica INSS

Conforme falamos acima, existem alguns casos citados pela entidade do Governo Federal que são considerados para a indisponibilidade de atendimento. Estes são:

  1. Primeiramente, agências fechadas por antecipação ou decretação de feriados e pontos facultativos instituídos. Principalmente por conta da pandemia do Covid-19
  2. Posteriormente, medidas de restrição de circulação de pessoas para o enfrentamento à pandemia atual que estamos vivendo
  3. Disso, temos também a ocorrência de greves, e o fechamento de agências por motivos de força maior

Quando fazer a perícia médica INSS

Atualmente, a perícia médica INSS 2022 é realizada em dois casos diferentes. O primeiro deles é para quem está adquirindo alguns benefícios novos. Como por exemplo, a aposentadoria por invalidez, ou a pensão por doença.

Nestes casos, é necessário passar com um médico legista da entidade do Governo Federal para que o mesmo possa certificar que de fato está apto a receber o benefício. E mais do que isso, por quanto tempo poderá seguir recebendo o mesmo. O segundo caso é para situações de renovação do mesmo, após ter recebido o programa social por mais de um ano.

Riscos de quem não atender

Existem muitas pessoas que têm dúvidas de o que acontece quando não realizam a perícia médica INSS. Na verdade, saiba que existem cenários diferentes a serem observados. Por exemplo, para quem está buscando seu primeiro benefício, se não fizer os exames e a consulta com o legista, então, com certeza terá o seu benefício suspenso.

Agora para aqueles que estão atrás da renovação do programa social, podem ter o mesmo cancelado para o futuro. Disso, será necessário efetuar o cadastro para um novo benefício, a exemplo do que fez na primeira vez. Tendo que comprovar todos os documentos novamente, além de marcar futuros exames, outra vez.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui