segunda-feira, novembro 29, 2021

PIS/PASEP 2021: Confira as datas para sacar o pagamento atrasado

O PIS/PASEP 2021 é um dos principais benefícios que são pagos no Brasil, pelo Governo Federal. O mesmo é destinado exclusivamente para a classe trabalhadora do país. Mas, desde que tenha sido registrado em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Por conta da pandemia do Covid-19, a fim de poupar gastos nos cofres públicos, o Governo Federal suspendeu o pagamento do programa social para este segundo semestre. Até o momento, o mesmo foi prorrogado para 2022, no primeiro semestre. E quem não conseguiu sacar a tempo, não precisa se preocupar, pois ainda é possível efetuar a retirada do valor.

pis/pasep 2021

PIS/PASEP 2021: o próximo saque

O saque oficial do PIS/PASEP 2021 se encerrou nesta última quarta-feira (30 de junho), com o valor referente ao ano base de 2020. Mas, isso não significa que não é possível sacar a quantia que estava disponível, para quem perdeu o calendário de retirada. No caso, tudo que precisará fazer é aguardar o próximo calendário de pagamentos.

Até porque, as quantias que são repassadas pela Caixa Econômica Federal ficam disponíveis pelos próximos cinco anos, depois do encerramento do primeiro cronograma de pagamento da entidade. Lembrando que este último já vem desde o ano de 2019.

Quem pode receber o PIS/PASEP 2021?

Com relação a quem pode receber o PIS/PASEP, é uma classe muito exclusiva que pode participar do programa social. Primeiramente, é necessário que você seja registrado em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Além disso, o abono só pode ser solicitado por quem teve até dois salários mínimos no último ano base. Sem falar que também precisa estar inscrito no programa social há pelo menos cinco anos, e que também tenha trabalhado pelo menos 30 dias, com registro formal, em tal ano de referência. No caso, estamos falando sobre os de 2019 e 2020.

Valor do PIS/PASEP 2021

Já o valor do PIS/PASEP 2021, o mesmo também já está estabelecido pelo Governo Federal há um bom tempo. No caso, este só poderá atingir o máximo de um salário mínimo, que atualmente, está valendo um salário mínimo. Ou seja, R$ 1.100,00.

Mas, isso só vale para quem trabalhou durante todos os últimos 12 meses do ano. Mas, para quem trabalhou por só um mês, por exemplo, poderá receber somente R$ 92,00, de abono salarial. Para saber o valor exato do seu pagamento, basta multiplicar este número pela quantidade de meses no qual você trabalhou registrado.

Novos programas sociais

Além do PIS/PASEP 2021, o Governo Federal também está elaborando e desenvolvendo outros programas sociais. Um deles é o auxílio emergencial, que por sinal, está próximo de ser prorrogado. Além disso, a antecipação do 13º salário do INSS também já está sendo paga, em sua segunda parcela.

O Bolsa Família, que é o principal projeto das famílias brasileiras, também passará por uma reforma, principalmente para aumentar o valor da quantia do benefício. Para empresas, o PRONAMPE cria linhas de crédito para as companhias que estão precisando de um amparo financeiro. Principalmente por conta da pandemia do Covid-19, que está afetando a todos.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui