quinta-feira, setembro 23, 2021

PIS/PASEP 2022: Confira quando devem ser pagas as parcelas

O PIS/PASEP 2022 é um dos principais benefícios que são pagos no Brasil, anualmente. O mesmo também é conhecido pelo nome de abono salarial, e é destinado exclusivamente para a classe trabalhadora do país. Desde que, claro, esta esteja registrada em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Entretanto, para a edição deste ano, o Governo Federal decidiu por prorrogar todos os pagamentos. Disso, muitos beneficiários ficaram em dúvida de como será o pagamento de 2022. Se o mesmo será incluso, e o que acontecerá com o que originalmente já estava previsto para acontecer, ainda no começo do ano.

Por que PIS/PASEP 2022 foi prorrogado?

O PIS/PASEP 2022 foi prorrogado pelo Governo Federal ainda no começo deste ano. Isso por um único motivo. Na época, o Ministério da Economia relatava que seria inviável seguir com o prosseguimento do mesmo, ainda tendo que bancar outros programas sociais. Isso inclusive fez com o que o Benefício Emergencial (BEm) pudesse retornar para 2021.

pis/pasep 2022
PIS/PASEP 2022: Confira quando devem ser pagas as parcelas

Até porque, o Governo Federal utilizou a quantia que seria destinada no abono salarial, para poder efetuar uma rodada de pagamentos deste projeto. E foi só por conta disso que muitos conseguiram se beneficiar disso nesta pandemia do Covid-19.

Diferentes bancos pagam o PIS/PASEP 2022

Vale a pena citar que o PIS/PASEP 2022 é pago por dois bancos diferentes. Mas, apesar disso, tanto o PIS, quanto o PASEP, são conhecidos pelo mesmo nome de abono salarial. E o primeiro dos que foi listado acima é pago exclusivamente pela Caixa Econômica Federal.

Até porque, é destinado para empresas privadas e seus respectivos funcionários registrados. Já o segundo é pago sempre pelo Banco do Brasil, pois atende somente funcionários públicos, federais e estaduais, que inclusive foram concursados para que conseguissem chegar até o cargo nos quais estão hoje, ou que trabalharam.

Quando o PIS/PASEP será pago?

Com relação à quando o PIS/PASEP 2022 deverá ser pago, ainda não temos uma data oficial. Até porque, o Governo Federal ainda precisa anunciar o calendário oficial do abono salarial, para termos a informação concreta. Entretanto, o governo já divulgou que o cronograma do benefício deverá sair em janeiro de 2022. E disso, os pagamentos devem começar logo no próximo mês; ou seja, em fevereiro. E então, caso tal informação se concretize, a expectativa é de que os repasses sejam feitos até junho deste ano, no máximo. Ainda existem alguns outros dados muito interessantes e até mesmo importantes de serem citados

Como por exemplo, o PIS/PASEP 2022 que foi prorrogado era o PIS/PASEP referente ao ano base de 2019. E disso, o Governo Federal deverá efetuar o pagamento de dois abonos, no próximo ano. Este referente ao primeiro que foi prorrogado, e ao segundo, do ano base de 2020. O segundo já estava previsto para ser pago naturalmente. E agora, segundo o próprio governo falou anteriormente, ambas parcelas deverão ser pagas em conjunto. Ou seja, todas na mesma data que forem pagas a primeira, e ainda no começo do ano. A situação é que o governo deseja quitar todas as pendências ainda no primeiro semestre.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui