quinta-feira, setembro 16, 2021

PIS/PASEP 2022: Trabalhadores podem receber o saldo de 2 anos

O PIS/PASEP 2022 é um dos principais benefícios que são pagos no Brasil. O mesmo é destinado exclusivamente para a classe trabalhadora no país. Desde que claro, estes sejam registrados em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). E mais, tal programa social também é conhecido como abono salarial.

Portanto, se ver qualquer um destes nomes, saiba que se trata ao mesmo projeto. Isso sem falar que um é destinado para funcionários de empresas privadas, enquanto que o outro é para concursados e funcionários públicos, do Governo Federal. Mas, fique tranquilo, pois estaremos explicando tudo nos tópicos abaixo.

Pagamento do PIS/PASEP 2022 pode vir acumulado

A expectativa dos trabalhadores brasileiros é de que pudessem sacar seus benefícios do PIS/PASEP 2022. O mesmo estava previsto para ser depositado pelo Governo Federal, em julho deste ano. E ele era referente ao ano base de 2020. Entretanto, o governo achou melhor prorrogar o pagamento do abono salarial para o próximo ano. Isso porque havia poucas verbas nos cofres públicos para poder arcar com o retorno do Benefício Emergencial (BEm). E disso, se tornou necessário adiar o pagamento do PIS/PASEP, para que este pudesse retornar. E agora, existem rumores de um pagamento duplo no próximo ano.

PIS/PASEP 2022
PIS/PASEP 2022: Trabalhadores podem receber o saldo de 2 anos

Isso foi admitido pelo próprio Governo Federal, quando questionado a respeito do PIS/PASEP 2022. A expectativa é a de realizar um pagamento referente ao ano base de 2020, e que deveria ter sido pago neste ano, e um do ano base de 2021, que seria o considerado normal, para 2022. E o melhor de tudo é que ambos devem vir juntos, principalmente no começo do ano. Pois o governo quer liquidar todas as pendências o quanto antes, para desinchar acúmulos de dívidas nos cofres para o restante do ano. Com isso, será mais fácil administrar outros programas sociais.

Quem pode receber o PIS/PASEP 2022?

Com relação a quem pode receber o PIS/PASEP 2022, as exigências são bastante simples. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, ter recebido uma remuneração mensal média de no máximo dois salários mínimos, no ano base de 2020 ou 2021
  2. Posteriormente, ter exercido uma atividade remunerada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2020 ou 2021
  3. Deve estar com seu nome cadastrado no fundo do benefício há pelo menos cinco anos
  4. O empregador contribuinte deve ter seu CNPJ inscrito também
  5. E por fim, ter seus dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de tal ano base

Diferenças entre programas

O PIS/PASEP 2022 tem algumas especificações bastante únicas. Como por exemplo, o PIS é destinado exclusivamente para funcionários de empresas privadas. Ou seja, aquelas que não tem nenhum vínculo com o Governo Federal. E disso, seus benefícios são pagos pela Caixa Econômica Federal, apenas.

Enquanto que o PASEP é destinado para concursados e funcionários públicos de governo. E nestes casos, o programa social é pago apenas por meio do Banco do Brasil. Mas, independentemente de qual seja a sua situação, saiba que ambos são considerados abonos salariais, e só podem ser sacados por trabalhadores do Brasil.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui